“MEU MEIO” mundo totalmente interativo

Dia 12 começa no Sesc Interlagos a  exposição MEU MEIO, com  coordenação de conteúdo de Marta Porto e curadoria e projeto cenográfico de Marcello Dantas, idealizador do Museus da Língua Portuguesa e Catavento; Exposições Água na Oca e Bossa na Oca – Ibirapuera.

Totalmente multimídia a mostra estará dividida nos seguintes ambientes:

1 – Sala Equilíbrio: Instalação receptiva dos visitantes, composta por 5 pranchas quadrangulares móveis que representam os pontos de tensão relacionados ao tema que cada uma aborda: consumo, energia, clima, êxodos e vida. Norteada pelas discussões sobre o desenvolvimento sustentável, a busca pelo equilíbrio e a dificuldade em obtê-lo é vivenciada pelo visitante que, em pé em cima da estrutura, precisa usar o peso de seu próprio corpo na busca de estabilizar o sistema.

divulgação
Piso Móvel

2 – Sala Sistemas: Sala com trabalhos inéditos em vídeo produzidos por artistas contemporâneos. Os temas, tratados em seu contexto ambiental, serão: FLORESTAS por Ângelo Venosa, CORPO por Carlos Nader, ÁGUA por Leandro Lima e Gisela Motta e CIDADES por Maurício Dias e Walter Riedweg.

3 – Sala Desafios: Traz a ideia de interrelação global utilizando-se de um mapa-mundi desenhado no chão e refletido no teto, ambos conectados por raios laser. Convidado a passar pela terra sem causar danos, o visitante desencadeia uma série de reações projetadas em imagens nas paredes se algum raio for interrompido durante o trajeto. Esta sala tem como objetivo a consolidação da ideia de sistema, por meio de experiência interativa, evidenciando a relação entre a ação e sua consequência em diferentes partes do mundo.

Mapa Mundi

Ação Educativa:

Paralelamente à Mostra Expositiva Meu Meio uma série de atividades complementares aos temas trabalhados (água, florestas, êxodos e energia) será oferecida na intenção de fazer um recorte local sobre os conteúdos globais abordados durante a visita. A ação educativa da mostra será conduzida por uma equipe de educadores multidisciplinares que terá o papel mediador e questionador sobre os temas trabalhados.

Billings: Que água é esta?

Com o objetivo de abordar a importância da água, a Represa Billings é transformada em um laboratório rústico onde o objetivo é a discussão sobre a conservação dos recursos naturais, economia solidária e a água como um bem comum.

Mapa do Êxodo

Atividade que visa uma discussão sobre as migrações brasileiras: São Paulo, a maior cidade e principal destino migratório do país, é utilizada como um ponto de discussão das causas e resultados de tais trânsitos humanos.

Painel interativo da sala Êxodos

Energias Alternativas

Com o objetivo de apresentar as diferenças entre as energias renováveis e não renováveis e os impactos que elas causam no sistema, os visitantes são convidados a conhecer, entender e repensar a sua interação com o tema.

Equilíbrio em Debate

O equilíbrio do sistema é o foco desta ação que discute as necessidades básicas e os desejos incorporados pelo consumo acelerado dos humanos e convida os visitantes a uma reflexão sobre o assunto.

Biodiversidade

Um debate, realizado em meio a um trecho de mata nativa preservado dentro do Sesc Interlagos, tem como objetivo resgatar o conhecimento sobre a Mata Atlântica, detentora da maior biodiversidade do planeta.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.