“MEU MEIO” mundo totalmente interativo
Dia 12 começa no Sesc Interlagos a exposição MEU MEIO, com coordenação de conteúdo de Marta Porto e curadoria e projeto cenográfico de Marcello Dantas, idealizador do Museus da Língua Portuguesa e Catavento; Exposições Água na Oca e Bossa na Oca – Ibirapuera.
- Taioba é aliada contra a anemia e a inflamação; conheça os benefícios
- 8 dicas que você precisa conhecer para melhorar a energia da sua casa e viver com mais fluidez
- Dia do Consumo Consciente: Dicas de como evitar o desperdício de água
- 10 lugares do mundo baratos para viajar e você nem imagina
Totalmente multimídia a mostra estará dividida nos seguintes ambientes:
1 – Sala Equilíbrio: Instalação receptiva dos visitantes, composta por 5 pranchas quadrangulares móveis que representam os pontos de tensão relacionados ao tema que cada uma aborda: consumo, energia, clima, êxodos e vida. Norteada pelas discussões sobre o desenvolvimento sustentável, a busca pelo equilíbrio e a dificuldade em obtê-lo é vivenciada pelo visitante que, em pé em cima da estrutura, precisa usar o peso de seu próprio corpo na busca de estabilizar o sistema.
2 – Sala Sistemas: Sala com trabalhos inéditos em vídeo produzidos por artistas contemporâneos. Os temas, tratados em seu contexto ambiental, serão: FLORESTAS por Ângelo Venosa, CORPO por Carlos Nader, ÁGUA por Leandro Lima e Gisela Motta e CIDADES por Maurício Dias e Walter Riedweg.
3 – Sala Desafios: Traz a ideia de interrelação global utilizando-se de um mapa-mundi desenhado no chão e refletido no teto, ambos conectados por raios laser. Convidado a passar pela terra sem causar danos, o visitante desencadeia uma série de reações projetadas em imagens nas paredes se algum raio for interrompido durante o trajeto. Esta sala tem como objetivo a consolidação da ideia de sistema, por meio de experiência interativa, evidenciando a relação entre a ação e sua consequência em diferentes partes do mundo.
Ação Educativa:
Paralelamente à Mostra Expositiva Meu Meio uma série de atividades complementares aos temas trabalhados (água, florestas, êxodos e energia) será oferecida na intenção de fazer um recorte local sobre os conteúdos globais abordados durante a visita. A ação educativa da mostra será conduzida por uma equipe de educadores multidisciplinares que terá o papel mediador e questionador sobre os temas trabalhados.
Billings: Que água é esta?
Com o objetivo de abordar a importância da água, a Represa Billings é transformada em um laboratório rústico onde o objetivo é a discussão sobre a conservação dos recursos naturais, economia solidária e a água como um bem comum.
Mapa do Êxodo
Atividade que visa uma discussão sobre as migrações brasileiras: São Paulo, a maior cidade e principal destino migratório do país, é utilizada como um ponto de discussão das causas e resultados de tais trânsitos humanos.
Energias Alternativas
Com o objetivo de apresentar as diferenças entre as energias renováveis e não renováveis e os impactos que elas causam no sistema, os visitantes são convidados a conhecer, entender e repensar a sua interação com o tema.
Equilíbrio em Debate
O equilíbrio do sistema é o foco desta ação que discute as necessidades básicas e os desejos incorporados pelo consumo acelerado dos humanos e convida os visitantes a uma reflexão sobre o assunto.
Biodiversidade
Um debate, realizado em meio a um trecho de mata nativa preservado dentro do Sesc Interlagos, tem como objetivo resgatar o conhecimento sobre a Mata Atlântica, detentora da maior biodiversidade do planeta.