Saiba como os hackers brasileiros roubam os seus dados bancários

Por: Redação Comunicar erro

O Brasil é um país em franco crescimento, pena que é na área do cibercrime. Em rankings de ataques cibernéticos pelo mundo, o país se encontra entre os cinco primeiros colocados.

Por esse motivo, a FireEye — desenvolvedora de softwares de segurança — fez um estudo que revelou um grupo que fraudava operações de cartão de crédito. A empresa divulgou uma nota alertando os usuários sobre a forma como os hackers agem.

Segundo os pesquisadores, os cibercriminosos usam múltiplas maneiras de conseguir as informações bancárias de uma pessoa. Uma delas é a compra dos dumps — o registro da estrutura de banco de dados. Ao portar o registro, os hackers os aplicam em sites de compras online, saques em caixas eletrônicos e inúmeras outras formas de gerar prejuízo.

Hackers conseguem seus dados de diversas formas na internet
Hackers conseguem seus dados de diversas formas na internet

A FireEye listou um passo a passo do golpe:

1) Configuração do local de trabalho
As evidências do ataque são apagadas do seu histórico e Área de trabalho, como cookies, conversas ou qualquer outro meio que delate o crime. Essa ação é realizada de modo anônimo, o usuário muitas vezes nem fica sabendo.

2) Aquisição de dados
Os dados roubados são vendidos em redes sociais e fóruns. Existem também lojas online especializadas nesse tipo de crime — a principal delas é a “Toy Store”, que vende credenciais de cartões e outros dados.

3) Geração de novos cartões
São utilizados alguns programas conhecidos como “geradores de cartões”. Esses aplicativos fornecem números que possibilitam a monetização para as compras. Os números são testados em sites públicos, mas só funcionam em lojas que tenham sistemas de autenticação fracos.

Veja os demais passos no site do Tecmundo, que conta como funciona o processo de validação e monetização do cibercrime.

Compartilhe:

1
01:02
Mexicanos e americanos brincam através de muro
A equipe do Mestres da Criatividade traz cenas inéditas de crianças de adultos, tanto do México quanto dos Estados Unidos, …
2
01:03
Dez tatuagens criativas para inspirar seu dia
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez tatuagens super criativas para inspirar o seu dia! Este vídeo …
3
01:02
Conheça dez engenhocas super criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista de dez engenhocas super criativas para divertir o seu dia. Este vídeo …
4
01:02
As 10 publicidades de ônibus mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das publicidades de ônibus mais criativas para inspirar você! Este vídeo faz …
5
01:03
Os 10 cartões de visita mais criativos
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista dos dez cartões de visita mais criativos para alegrar o seu …
6
07:51
Mestres da Criatividade: Conheça a história do tenor Jean William
A Catraca Livre convidou o excepcional tenor Jean Willliam para concerto com a Orquestra Sinfônica Heliópolis no dia 18 de …
7
01:02
As publicidades de elevador mais criativas
A equipe do Mestres da Criatividade selecionou a lista das dez propagandas de elevador mais criativas para inspirar o seu …
8
59s
Os dez prédios mais estranhos do mundo
A equipe do Mestres da Criatividade separou a uma lista dos dez prédios mais estranhos do mundo. Lugares ótimos para …