São Paulo é um museu

Algumas das principais obras de arte da capital paulistana estão mapeadas no site Arte Fora do Museu. Além da localização geográfica, que utiliza recursos do Google Maps, o projeto traz informações, fotografias e comentários de especialistas a respeito dos trabalhos. O site ainda propõe alguns roteiros de visitação para quem quiser conferir as obras pessoalmente.

reprodução
Um dos roteiros propostos pelo site

A iniciativa, que começou a ser produzida no ano de 2010 pelos jornalistas Felipe Lavignatti e André Deak, reúne cerca de 100 obras divididas nas categorias: escultura, arquitetura, grafite e mural. Segundo Fabio Cypriano, crítico de arte e consultor do projeto, “A ideia é que ele continue crescendo. A versão online atual não é definitiva, muitas outras obras ainda serão agregadas”.

Os critérios utilizados para a curadoria do projeto foram contemporaneidade, proximidade do centro expandido, acesso gratuito e fácil, e a relevância de cada uma. “As obras não foram selecionadas como ‘as melhores’, mas como as que não poderiam deixar de estar num projeto desse porte”, afirma Cypriano.

Entre os trabalhos destacados estão grafites que não pertencem ao espaço público mais frequentado. Segundo o site, “até canais de esgoto escondem trabalhos sofisticados e pouco reconhecidos no dia a dia”. Exemplo destas são as galerias pluviais com trabalhos do grafiteiro Zezão.