Sites e aplicativos ajudam cidadãos a viver melhor na capital pernambucana

29/04/2014 14:34 / Atualizado em 06/05/2020 16:04

Lançado na última edição do encontro “Campus Party no Recife”, o projeto “CidadãoInteligente.Rec” premiou aplicativos e projetos digitais que ajudam os cidadãos a viver melhor na capital pernambucana.  

Os participantes do concurso deveriam desenvolver soluções inovadoras usando bancos de dados públicos. A competição é uma realização do Governo do Estado e de empresas privadas.

Conheça abaixo algumas dessas iniciativas:

Prestação de contas

 
 

Desenvolvido por Arthur de Lima Padilha e David Benko Iseppon, o aplicativo “Participe Recife” é uma plataforma de integração entre a sociedade e a prefeitura.  Por meio dessa ferramenta,  disponível para Android e iOS, os cidadãos podem fiscalizar como os recursos públicos são destinados a diferentes áreas. O usuário também pode votar nos setores que mais precisam de investimentos.

 
 

O site Cidadão Recifense, criado pelo docente Kellyton Brito, também tem uma proposta parecida. Além de oferecer os dados abertos da prefeitura, a plataforma indica a localização de serviços públicos relevantes na capital.

Saúde

 
 

O serviço VacinaREC lembra as datas de vacinação dos filhos do usuário, via SMS ou ligações telefônicas, indicando o posto de saúde mais próximo de sua residência. A ferramenta foi desenvolvida pelos estudantes João Marcelo, Edvar Xavier e Mozart Santos.

Solidariedade

 
 

O app Doe Recife, do estudante Heitor Nascimento e da designer Renata Veiga, permite ao usuário encontrar instituições beneficentes interessadas em receber doações de livros, brinquedos, móveis, alimentos e outros objetos. A ferramenta está disponível apenas para Android.

Rolezinhos

 
 

A plataforma PeerSquare, criada pela estudante Déborah Santana, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), permite ao usuário encontrar e cadastrar eventos ao ar livre em um mapa interativo da cidade. A proposta é colaborar para a formação de grupos que troquem informações e conhecimentos. O projeto ainda está em fase de testes, mas já pode ser acessado.

Confira outras iniciativas no site do projeto “CidadãoInteligente.Rec”.