Confira dicas para economizar energia elétrica
Impulsionada pela alta das tarifas, a inadimplência do consumidor com empresas do setor de energia cresceu 11,0% no acumulado do ano até abril, em comparação com mesmo período do ano passado, de acordo com estudo inédito feito pela Serasa Experian.
Se a pagar a conta de energia está cada dia mais caro, o ideal é encontrar alternativas para economizar.
Confira abaixo algumas dicas:
Chuveiro Elétrico
Este é um dos aparelhos que mais consomem energia. Por isso o ideal é evitar seu uso nos horários de maior consumo de energia (18 às 19h30 e no horário de verão das 19 às 20h30). Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição menos quente. Feche a torneira quando se ensaboa
Tire os aparelhos da tomada
Tudo que você deixa em stand by na sua casa (a TV, o DVD, o computador, o rádio e todos aqueles aparelhinhos que ficam com uma luzinha acessa quando você “desliga”) estão gastando muita energia. Retirar da tomada quando não estiver utilizando algum deles, pode ser uma ótima ajuda para reduzir drasticamente a sua conta de luz. Outras estratégias relacionadas a tomadas, também podem te ajudar a economizar energia como, por exemplo, não deixar carregadores conectados nos plugs das tomadas, evitar o uso de benjamins e não deixar aparelhos já carregados ligados na tomada.
Troque as lâmpadas
Uma simples troca de lâmpada, pode lhe ajudar a economizar quase 70% na sua conta de luz. As lâmpadas tradicionais, também conhecidas como incandescentes, têm a cor mais amarelada e gastam, pelo menos, 75 watts para funcionar normalmente. Trocar uma lâmpada tradicional por uma fluorescente, que tem a iluminação mais branca, pode passar o consumo de cada luminária para cerca de 15 watts. Já as lâmpadas de LED são as melhores alternativas encontradas no mercado para iluminação de ambientes. Elas consomem incríveis 9 watts, contra os valores de 75 e 15 watts apresentados pelos outros tipos de lâmpadas.
Valorize a iluminação natural da casa
Evite acender lâmpadas deixando as cortinas e janelas abertas para a luz natural entrar. Dê preferência a cortinas de tecidos mais leves e translúcidos que permitam a passagem da luz do sol, como o voil.
Pinte paredes com cores claras
Use sempre tintas claras para pintar as paredes dos cômodos que você vai frequentar mais, como o quarto ou a sala de visitas, e sempre que possível conte com a ajuda de uma janela aberta para permitir a maior incisão de raios solares na casa.
Faça sua geladeira economizar
Verifique se a geladeira está funcionando normalmente, se a vedação da porta está perfeita e se você não está deixando ela aberta. Além disso crie o hábito de desgelar o eletrodoméstico com frequência, para melhorar a sua capacidade de refrigeração sem obrigá-la a gastar muita energia.
Regule a temperatura da geladeira no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo, e não forre as prateleiras para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico;
Use TV e ar condicionado de maneira inteligente
TV e ar condicionado: o primeiro nunca deve ficar ligado enquanto você dorme (para evitar que isto aconteça, use sempre a função ‘timer’, para programar que ela desligue sozinha); e o segundo só deve estar ligado quando você estiver utilizando aquele cômodo.
Acumule roupas para passar e lavar
Quando utilizar a máquina de lavar, use a estratégia de acumular muita roupa para colocar na máquina de uma só vez, permitindo que ela trabalhe com o máximo da sua capacidade e com intervalos maiores, não sobrecarregando o consumo de energia.
Ao passar roupas habitue-se a juntar a maior quantidade possível de peças e passá-las todas de uma só vez. Evite ligar o ferro de passar roupas nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois o aparelho sobrecarrega a rede de energia elétrica.
Viaje e economize
Quando for passar algum tempo longe de casa, desligue a chave geral de energia
Com informações do site Organizze Finanças Pessoais