CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Dimenstein: quantas pessoas Bolsonaro vai matar com essa decisão?

Por: Redação

A única pergunta relevante para essa reportagem do O Globo é simples: quantas pessoas Jair Bolsonaro vai matar ou tornar deficientes físicas?
Não sei dizer o número.
Mas posso garantir – isso mesmo, garantir – que mais gente gente vai morrer ou ficar deficiente se o Governo Bolsonaro, incomodado com o que imagina ser a indústria da multa, não reativar o sistema de radares das estradas administradas pela União.
O Globo traz uma reportagem alarmante sobre a decisão do Governo Bolsonaro de desativar o sistema de radares nas estradas administradas pela União.
Descoberta do jornal: o sistema de fiscalização eletrônica diminuiu de 5,5 mil pontos ativos, em julho de 2018, para cerca de 440 até março deste ano.
Esse sistema cobre 52 mil quilômetros de vias cuidadas pelo Governo Federal.
Os pardais não funcionam mais por um motivo: os contratos de manutenção e funcionamento venceram.
Nada foi colocado no lugar
E, aqui, suspeita-se que a motivação seja essa bobagem: os radares fazem parte da indústria da multa.
Para aquela minha pergunta, eu mostro aqui esse trecho da reportagem:

A medida pegou de surpresa a área técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O órgão considera que a presença dos radares contribuiu para redução de 24,7% no número de mortes nas vias federais entre 2010, quando o governo implantou o Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, e 2016. Passou de de 7.083 para 5.333 óbitos no período. A quantidade de desastres também caiu, de 191.161 para 95.965, uma queda de 47%.

Opinião de Michelle Andrade, doutora na área de transportes e professora da Universidade de Brasília (UnB):

A gente sabe a partir do nosso histórico e das experiências internacionais que o controle de velocidade é uma medida importante para reduzir a violência no trânsito. Em vez de retirar os equipamentos, devia melhorar a fiscalização e também investir em educação e infraestrutura no trânsito.

1
03:38
Joice Hasselmann é a prova viva da doença mental de Bolsonaro
Joice Hasselmann não fez nada de errado em relação a Jair Bolsonaro. Como política, criou vários canais de diálogo, como …
2
02:21
Polícia Federal revela fraude do PSL
Uma operação da Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão nesta terça-feira, 15, em endereços ligados ao deputado federal …
3
02:44
Carta da prisão mostra suposto mandante da facada de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo na internet afirmando ter recebido uma carta com o nome do suposto mandante …
4
03:35
Assessor de Bolsonaro chama Coringa de esquerdista sem Deus
O filme do inimigo do Batman chegou definitivamente para colocar mais lenha na fogueira das discussões políticas. Que o diga …
5
02:46
Bolsonaro vai ter de engolir a Folha de S.Paulo sem água
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro do Turismo, Marcelo …
6
02:43
Bolsonaro briga com novos métodos medicinais
A proposta que visa liberar o cultivo da maconha medicinal no Brasil segue em discussão na Anvisa (Agência Nacional de …
7
02:42
A novela de Adélio Bispo ganha um novo aliado
Mal assumiu o cargo de procurador-geral da República, Augusto Aras já mostra estar alinhado com Jair Bolsonaro ao aderir à …
8
02:49
Entenda por que Lula não quer sair da cadeia
O ex-presidente Lula reafirmou nesta segunda-feira, dia 30, que não vai aceitar a proposta feita pela força-tarefa da Operação Lava-Jato …