Folha sugere que Moro peça demissão do governo Bolsonaro
Em editorial publicado neste domingo, a “Folha” diz que o ministro Sergio Moro (Justiça) vem sofrendo sucessivas derrotas e sugere que o ex-juiz peça demissão.
O texto dia que o ex-juiz chegou ao governo “como um representante de grandes esperanças do eleitorado de Bolsonaro. Mais do que o cargo de ministro, teria recebido um mandato para combater de forma implacável o crime, a corrupção e os maus costumes do velho sistema político nacional”.
Segundo o editorial, “Moro parece se perder na tormenta da desorganização política e administrativa do governo. A inexperiência no jogo parlamentar e a desarticulação com movimentos da sociedade civil contribuem para o desnorteio do ministro, alvo de revanches por parte de figuras do Congresso”.
- Por que governo vai revisar dados de quem declarou em programas sociais que mora sozinho?
- Bolsonaro acha que será preso pelo STF, revela líder do governo
- Veja como foi o debate do 2º turno entre Lula e Bolsonaro na Globo
- A merda que pode dar na democracia se Bolsonaro for reeleito
O texto diz ainda que “sua grande iniciativa até aqui, o pacote anticrime, tem avançado pouco ou nada, em parte por ter sido elaborado sem diálogo suficiente com setores envolvidos.”
“Com as dificuldades do Planalto na tramitação da medida provisória que reorganizou as pastas da Esplanada, Moro pode perder o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), tido como peça central para os planos de combate à corrupção. De quebra, receberia de volta as por ele indesejadas questões indígenas”, aponta o editorial.
“Expandir sua atuação para além da aridez brasiliense seria uma alternativa para Moro”, avança o texto, sugerindo uma demissão. “Moro não se mostra um superministro, mas tampouco precisa seguir os caminhos tortos do governo.”