10 dicas para economizar na compra de eletrodomésticos

Na hora de comprar eletrodomésticos algumas dicas podem te ajudar a economizar

Seja porque você está mobiliando sua casa nova ou precisa trocar um produto que pifou da noite pro dia, os eletrodomésticos são produtos essenciais que facilitam muito nosso dia a dia, mas eles não são tão baratinhos. Com algumas dicas é possível fazer uma compra assertiva e gastar menos na hora de comprá-los. Confira:

1) Invista nos produtos que você utiliza mais

Eletrodoméstico sempre é útil. Será? Antes de comprar um eletrodoméstico é fundamental avaliar se, de fato, você vai usá-lo com frequência, para compensar o preço que você pagará nele.

Não adianta você achar que só porque comprou um supereletrodoméstico vai passar a fazer bolos, pães e afins. Principalmente se forem produtos de uso específico como máquina de fazer sorvete, máquina de fazer cupcakes, máquina de fazer pão, panquequeira, pipoqueira…

Às vezes você se empolga só no começo depois deixa o produto encostado num canto. Nesse caso é melhor, quando você tiver vontade de comer algo, ir lá comprar que sai mais econômico e ocupa menos espaço na sua casa.

2) Pesquise sobre a reputação da marca e do produto

Após concluir que você realmente vai usar bastante aquele eletrodoméstico, compensando assim o preço que você pagará nele, é hora de escolher uma marca e modelo.

A escolha de uma marca é bem pessoal, mas mesmo assim vale pedir indicações para amigos e parentes. Além disso é fundamental pesquisar avaliações da reputação do produto em sites.

3) Como escolher o capacidade do produto

Antes de comprar é importante pensar também na capacidade versus a quantidade de pessoas que usará o eletrodoméstico. Afinal para que comprar um geladeira enorme se você vive sozinho e mal come em casa? Seria um gasto desnecessário.

Em relação aos refrigeradores: um frigobar pode ser uma boa opção para quem vive sozinho. Já quem cozinha bastante e vive com mais uma pessoa o ideal é um refrigerador de 1 porta. Os modelos com 2 ou 3 portas (geladeira inverse) são mais adequado para 3 ou mais moradores.

A mesma dica é válida em relação a escolha de uma lavadora. Quem mora sozinho pode optar por uma lavadora de até 6kg. Para 2 ou 3 pessoas o ideal é uma máquina de 7 a 10 quilos. Já para famílias com 4 ou mais pessoas o recomendado é uma máquina de 11 a 15 quilos.

4) Novo ou usado?

Vai depender do seu orçamento. Mas em alguns casos comprar um eletrodoméstico usado representa uma grande economia. Há inúmeros casos em que o produto foi usado poucas vezes, ou até mesmo está novo, mas a pessoa precisa vendê-lo por falta de espaço ou porque vai mudar de cidade.

Se você optar por comprar, por exemplo, uma geladeira ou máquina de lavar usadas, já pensou em repaginá-las com adesivo vinílico? Você muda a cara do eletrodoméstico e ele fica com cara de novo.

5) Cheque todos os detalhes 

Principalmente para as compras on-line é importante ficar atento a cada detalhe na descrição do produto. Não adianta você ficar empolgado com a aquela oferta, comprar e depois descobrir que a geladeira não cabe na sua cozinha. Ou ainda que o espaço que você dispõe é para colocar um micro-ondas de 18 litros e não o de 32 litros que você comprou.

Veja com atenção altura, largura e comprimento, se for o caso o peso. Meça o espaço que você tem em casa antes de comprar. Consulte a voltagem que precisa ser compatível com sua região. Muitas vezes um produto 110V é mais caro que um de 220V, por exemplo.

6) Selo de consumo de energia

Alguns eletrodomésticos contam com o Selo Procel de Economia de Energia. Instituído em 1993 ele indica ao consumidor, os produtos de uma determinada categoria que são mais eficientes e representam economia em termos de energia elétrica.

Refrigeradores, lavadoras, televisores, ventiladores, condicionares de ar, micro-ondas e congeladores fazem parte dos eletrodomésticos que possuem este selo. Antes de comprar o seu produto veja se ele conta com este selo o que vai significar economia de energia elétrica e de dinheiro para você a longo prazo.

7) Comparece preços

Se você optou por comprar um produto novo, pesquise em lojas físicas e lojas on-line. Algumas lojas cobrem ofertas de concorrentes. Fique atento a isso. Para as compras em lojas virtuais comparadores de preço como Buscapé, o Zoom e Compare Preços te ajudam nesta tarefa. Caso não tenha urgência do produto vá monitorando o preço e quando ele apresentar um preço menor você compra.

8) Aproveite as promoções

Sabendo a média de preço do eletrodoméstico que você quer comprar, fica fácil identificar uma promoção imperdível. Para compras on-line cheque promoções em redes sociais, programa de afiliados e buscadores.

Para as compras em lojas físicas compare os preços dos folders distribuídos nessas lojas. Fique atento a queimas de estoque e vale até uma peça de mostruário que esteja em ótimas condições.

Algumas varejistas contam com lojas onde vendem produtos com pequenas avarias ou sem a caixa com um preço menor. O que pode ser uma oportunidade para você economizar ainda mais.

9) Coloque tudo na ponta do lápis

Nas compras on-line não esqueça de calcular o valor do frete, que às vezes pode custar caríssimo. Avalie também se haverá a necessidade de pagar a instalação ou se você mesmo pode fazer. Colocando tudo isso na ponta do lápis, às vezes aquele preço que parecia incrível não compensa.

10) Pague à vista

Se puder procure pagar à vista. Com o dinheiro em mãos pechinche e exija desconto. Essa dica é muito válida para eletrodomésticos principalmente porque eles têm um valor mais alto. Imagine ganhar 10% de desconto numa lava e seca de 3mil reais? Ela sairia por R$ 2.700. Com R$ 300 de desconto você compra até um micro-ondas.

  • Veja também