15 dicas para fazer os alimentos durarem mais e economizar

Com essas ideias criativas você vai reduzir o desperdício de alimentos na sua casa.

Por: Redação | Comunicar erro

Todos nós já passamos por isso. Depois de uma grande compra no supermercado, temos boa parte das refeições definida em nossas cabeças. Então, começamos a nos ocupar demais, os dias passam, e alguns dos alimentos não utilizados começam a perder na geladeira. Mais tempo passa, e aí surge a dúvida: será que esse alimento ainda é seguro para comer ou não?

Anualmente, só no Brasil, 41 mil toneladas de comida simplesmente vão para o lixo, segundo a World Resources Institute (WRI). O que poucos sabem é que truques simples ajudam a evitar o desperdício. Armazenar os alimentos em pote de vidro, por exemplo, é sempre melhor que no de plástico.

Reunimos diferentes ideias publicadas na internet sobre o modo correto de armazenar os alimentos e preservá-los por mais tempo. Isso ajuda o consumidor a evitar o desperdício e, por consequência, economizar.

1) Cebola

Pode parecer bem estranho, mas armazenar cebolas em uma meia-calça velha as mantém frescas por até 8 meses. Para deixá-las separadas umas das outras, é só dar vários nozinhos, criando assim os nichos.

2) Aipo, brócolis e alface

Basta envolvê-los em papel alumínio e guardá-los na geladeira. Isso vai ajudar a mantê-los frescos e crocantes por mais tempo.

3) Ovos

Quebre os ovos, despeje o conteúdo em forminhas de gelo com um pouco de sal ou açúcar e leve ao congelador. O sal ou açúcar evitam que as gemas fiquem granuladas.

4) Leite

Transfira o leite para garrafas de vidro com uma boa vedação. Ele vai durar duas vezes mais, já que na garrafa ele ficará melhor selado que na caixinha de papelão.

5) Frutas e vegetais

Armazene frutas e legumes separadamente. Algumas frutas, como maçãs e peras emitem gás etileno, o que pode fazer com que os vegetais amadureçam mais rápido. Lembre-se de não lavar nenhuma fruta ou legume antes de armazená-los, pois a umidade é a inimiga número 1. O ideal é – assim que chegar do mercado – secar frutas e legumes com papel toalha e só depois guardá-los.

6) Abacate

Se você abriu um abacate e sobrou uma das metades, pincele uma pequena quantidade de suco de limão ou azeite. Isso vai impedir a oxidação da fruta.

7) Ervas

Para não perder aquele maço de salsinha e cebolinha, por exemplo, basta picar e levar ao congelador. Outra ideia que também funciona é colocar em forminas de gelo com um pouco de azeite antes de congelar.

8) Banana

Enrole as pontas das bananas com papel alumínio ou papel filme, isso fará que elas amadureçam mais devagar.

9) Queijo parmesão

Enrole os queijos mais duros e secos, como o parmesão, em folhas ou papel de cera.

10) Queijo brie ou muçarela

Armazene queijos mais macios e molhados, como brie ou muçarela, em plástico e mude esse plástico várias vezes.

11) Cogumelos

Um bom modo de guardar os cogumelos na geladeira é embrulhá-los em toalhas de papel e depois colocá-los dentro de sacos plásticos. Se colocados diretamente em sacos de papel eles desidratam. Evite deixá-los na bandeja plástica, pois qualquer umidade ali fará com que eles estraguem logo.

12) Cenoura

Quem nunca esqueceu uma cenoura solitária na geladeira e quando foi a retirou se deparou com ela murcha? Para diminuir as chance disso acontecer novamente, é aconselhável retirar as folhagens, colocar as cenouras em sacos plásticos fechados ou enroladas em papel toalha e depois armazená-las na gaveta de legumes da geladeira.

13) Manjericão

Na geladeira, o manjericão murcha mais rápido, então, para preservá-lo fresco por mais tempo, é  melhor mantê-lo fora, em um copo de água fresca, como uma flor recém-cortada.  Já se você for demorar muito para consumi-lo, é recomendável fervê-lo e depois congelá-lo.

14) Limão

Uma experiência do The Kitchn descobriu que a melhor maneira de manter os limões frescos é refrigerá-los em um saco de plástico com zíper. No experimento, os limões armazenados dessa forma duraram um mês, enquanto os que estavam no balcão, apenas uma semana.

15) Bolo

Pode parecer estranho (e na verdade é), mas o blog Baked Bree jura que este truque funciona para evitar que bolos e outros produtos assados ressequem depois de cortados. É só colocar uma fatia de pão sobre cada lado cortado e ele vai permanecer fofinho no dia seguinte. Nesse caso, você vai perder as fatias de pão, mas o bolo será preservado!

Cadastre-se aqui e fique por dentro das melhores dicas do Catraca Livre.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:18
Como economizar dinheiro usando o celular #CatracaLivreEconomize
Sabia que dá para ganhar dinheiro compartilhando os códigos de descontos oferecidos por aplicativos como uber eats, ifood, 99 e …
2
02:02
Como fazer uma casa para o seu pet com uma lata usada #CatracaLivreEconomize
Aprenda como reciclar uma lata de tinta vazia para criar uma linda casa personalizada para o seu pet. Tudo o que …
3
34s
Padarias 24h em São Paulo
Se bateu aquela fome na madrugada, não se preocupe. Várias padarias funcionam 24h por dia em São Paulo.
4
01:40
Dicas para você gastar menos no supermercado
Dicas simples para colocar em prática na próxima ida ao supermercado.
5
01:34
5 passos para economizar no casamento
Um casamento é, provavelmente, a festa mais cara que possamos fazer durante a vida. Mas tem como fazer um evento …
6
02:02
9 hábitos de economia para você adotar no dia a dia
Selecionamos nove dicas simples que, se fizerem parte do seu dia a dia, vão garantir uma boa economia no final …
7
03:00
Veja como juntar R$ 6.890 em 52 semanas
Sim, é possível juntar quase 7 mil reais em 52 semanas; só precisa de planejamento e disciplina!
8
01:37
5 gastos que você pode cortar no dia a dia
Veja cinco gastos desnecessários na sua rotina que podem fazer diferença no fim do mês.