5 dicas para dividir aluguel com amigos e economizar
Morar sozinho é um dos grandes desejos de todo jovem. O problema é que, normalmente, é um sonho difícil de alcançar porque nem sempre se tem dinheiro o suficiente para arcar com todos os custos necessários.
Para que isso seja possível, uma das alternativas é dividir o aluguel de um lar com amigos ou conhecidos. O Economize separou, então, algumas dicas de como fazer isso e para facilitar o processo:
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
- Estudo revela benefícios do aroma de alecrim para a memória
- Dicas incríveis para manter o seu travesseiro livre de ácaros e alergias
- Como regar plantas quando for viajar? 6 dicas que você nunca imaginou
Escolha da região
Ao escolher o bairro para morar, prefira um lugar que seja próximo de onde você trabalha ou estuda e onde tenha bastante comércio. Assim, por se deslocar menos, você gasta pouco com o transporte no dia a dia. Caso essa região seja muito valorizada, faça as contas para ver qual a diferença de gasto com a escolha de um imóvel mais afastado.
Organização
Tenha um caderno para fazer anotações sobre o que cada um gastou. Dessa maneira, se houver revezamento dos pagamentos – serviço de faxineira, aluguel, condomínio e contas -, sabe-se perfeitamente quem deve pagar da próxima vez.
Perfil do colega
Avalie bem o perfil da pessoa que vai dividir apartamento/casa com você. Às vezes, escolher um amigo muito próximo e que tenha características opostas às suas não é a melhor opção. Uma boa convivência é importante nos momentos de aperto financeiro.
Mobiliando a casa nova
É possível que você encontre locais que já vem mobiliados. Nesse caso, aproveite todos os móveis que dê para aproveitar, afinal, eles estão inclusos no valor pago mensalmente.
Se o imóvel vier vazio, compre os móveis, utensílios domésticos e objetos de decoração em lojas baratas ou que tenham promoções. As lojas varejistas e os brechós são boas opções para economizar. Você pode, também, consultar seus amigos e seus familiares para ver se eles não tem itens sobrando em casa.
Ao comprar os móveis, é importante que cada integrante da casa pague por um artigo para que, na hora da divisão, não seja necessário separar os valores e cada um fica com o que pagou.
Administração de gastos
Quando as contas estiverem ficando muito altas, faça uma reunião com o colega para encontrar a causa do problema e tentar solucioná-lo. Em relação às compras da casa (alimentação e artigos de limpeza, por exemplo), o ideal é que todos os valores sejam divididos igualmente. Se cada um quiser consumir produtos diferentes, é importante que comprem estes separadamente – principalmente os itens mais caros.