5 filmes para refletir sobre o consumo
Depois de assistir a esses filmes você vai olhar suas finanças com outros olhos.
Se você é daqueles que gosta de fazer maratonas temáticas de filmes no fim de semana, que tal escolher títulos para repensar suas relações com o consumo? O crítico de cinema André Miranda fez uma seleção para o jornal O Globo com filmes de diferentes gêneros que levantam questões ligadas ao consumo.
Veja a seguir 5 sugestões, que retratam desde compras desenfreáveis até o preço do tempo:
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Soul TV exibe programação gratuita para o Halloween com clássicos do terror
- Novo parque da Universal em Orlando já tem data de abertura
- Cinema em casa no precinho: veja filmes e séries na telona com projetor smart da Samsung
“Na Roda da Fortuna” (1994)
Na comédia dos irmãos Coen, um mensageiro atrapalhado vivido pelo ator Tim Robins torna-se presidente de uma empresa de repente. Trata-se de uma armação de um pilantra para baixar o preço das ações da companhia. Contudo, o novo presidente tem uma ideia que desencadeia uma onda consumista inacreditável nos EUA: o bambolê! Assista ao trailer (em inglês):
“Clube da Luta” (1999)
O filme cult de David Fincher conta a vida de Jack, vivido pelo ator Edward Norton, que tenta preencher o vazio de sua vida com o consumo. Até que conhece Tyler Durden, interpretado por Brad Pitt, com quem tem um conversa sobre consumismo e revistas de celebridades, televisão com 500 canais e cuecas com nome no elástico.
“Surplus” (2003)
O diretor sueco Erik Gandini viajou o mundo para retratar como o excesso de consumismo está presente e pode ser nocivo para diversas sociedades.
“Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” (2009)
Adaptada da série de livros da escritora Sophie Kinsella, essa comédia mostra os problemas enfrentados pela personagem-título por causa da sua compulsão por compras. Por ironia do destino, ela vai trabalhar em uma revista sobre finanças para escrever sobre o real valor das coisas, ao mesmo tempo em que foge de um cobrador que a persegue.
“O Preço do Amanhã” (2011)
O longa se passa num futuro distópico, onde o tempo virou moeda e as pessoas deixam de envelhecer aos 25 anos. Elas possuem um relógio biológico no braço e negociam os dias, meses e anos de vida que ainda lhes restam.
https://www.youtube.com/watch?v=XUSt9oZUTrs