10 mudanças de hábitos para te ajudar a guardar dinheiro

Com essas dicas você finalmente vai retomar o controle da sua vida financeira.

Quem sente que a situação financeira ficou mais apertada e não está conseguindo mais poupar dinheiro, deve repensar os hábitos de consumo. Nada muito radical, pequenas mudanças de comportamento podem fazer parte do seu salário sobrar no final do mês.

Mudanças de hábitos podem fazer seu dinheiro render

Para te ajudar nessa tarefa de retomar o controle da vida financeira, confira as dicas elaboradas por especialistas do Serasa:

1. Suspenda os gastos com baladas e festas até segunda ordem. Mas isso não significa falta de diversão: convide os amigos para irem até sua casa e peça para cada um levar uma bebida e um quitute. No final, todos se divertirão com pouco investimento.

2. Evite comer fora. Pesquise sites de receitas e tente fazer você mesmo o jantar.

3. Fique de olho nos gastos com refeições. Avalie se os almoços com a turma da empresa não estão saindo muito caros. Algumas vezes, nos empolgamos indo a restaurantes que cobram preços que não cabem no nosso bolso.

4. Evite o desperdício. Verifique se suas compras na feira ou no supermercado são totalmente aproveitadas. Antes de fazer sua próxima lista, veja se existem alimentos que ainda não foram consumidos e estão quase no prazo final de vencimento. Eles são sua prioridade.

Utilizar o transporte público ajuda a reduzir os gastos durante o passeio com a família

5. Reduza os gastos com celular. Feche um pacote com preço fixo – cortando benefícios, se necessário – para ter maior controle sobre a sua conta.

6. Suspenda compras de supérfluos. Mesmo diante de boas ofertas e liquidações, não é o melhor momento para investir em roupas e calçados, por exemplo.

7. Economize com o transporte. Deixe o carro em casa, pedindo carona e dividindo os custos ou utilizando o transporte público.

8. Reduza gastos com beleza. Tente fazer as unhas e arrumar o cabelo em casa.

9Troque produtos por marcas mais baratas. Isso pode te ajudar a economizar e muito.

10. Pé no freio do consumo. Não assuma novos compromissos financeiros para não ficar apertado.