5 lições financeiras para quem já chegou aos 30
Você ainda se sente jovem, mas já está na hora de pensar até mesmo na sua aposentadoria
Quando você alcança os trinta anos, você ainda pode se sentir jovem e invencível, mas a verdade assustadora é que você está a meio caminho para a aposentadoria. Por isso é chegada a hora de tomar as rédeas da sua vida financeira. Confira 5 passos que vão te ajudar a fazer isso:
Passo 1: Mantenha um orçamento
No auge dos seus vinte e poucos anos, essa – de fato – não foi uma verdadeira preocupação sua, não é mesmo? Mas agora que você chegou à outra fase da sua vida, precisa saber exatamente para onde vai cada real que entra na sua conta.
Saudável é você gastar dinheiro em compras ou viagens, desde que esses gastos caibam no seu orçamento e não prejudiquem seus objetivos de poupança.
Passo 2: Pare de gastar todo o seu salário
Os indivíduos mais ricos do mundo não chegam à sua alta posição financeira gastando todo o seu salário a cada mês. De acordo com o livro de Thomas J. Stanley, “The Millionaire Next Door” ou “O Milionário mora ao lado”, em tradução livre, a maioria dos milionários procura manter um padrão de vida mais simples do que aquele que seu dinheiro permite.
O segredo é viver, inicialmente, com 90% do seu salário e poupar os 10% restantes. Depois é só ir aumentando gradativamente a quantia poupada.
Passo 3: Defina seus objetivos financeiros
É realmente preciso sentar e pensar sobre suas metas financeiras, anotá-las e descobrir como torná-las realidade. É pouco provável que você alcance qualquer objetivo, se você não criar um plano concreto. Por exemplo, se você quiser férias na Itália, então pare de sonhar acordado sobre o assunto e faça um plano de ação.
Procure descobrir o quanto as férias vão custar e, em seguida, calcule quanto dinheiro você terá que economizar por mês. Seu sonho pode se tornar realidade dentro de um ano ou dois, se você seguir o devido planejamento.
O mesmo é verdade para outros objetivos financeiros elevados, como pagar suas dívidas ou guardar dinheiro suficiente para dar entrada em uma casa, por exemplo.
Passo 4: Crie um fundo de emergência
Se você tiver um fundo de emergência, então, você não será tão dependente de cartões de crédito para ajudá-lo a pagar despesas não planejadas. O ideal é estabelecer um valor mensal para destinar para essa reserva.
Passo 5: Planeje sua aposentadoria
Muitas pessoas chegam aos 30 sem nunca ter pago um único centavo para o INSS ou, então, fazendo contribuições mínimas. Não é o cenário perfeito, mas ok. Em seus 30, você ainda tem o tempo ao seu lado, por isso não o desperdice e corra atrás do prejuízo.
Aprendendo todas essas lições, você certamente vai se beneficiar e muito no futuro.