5 passos para alcançar a tão sonhada estabilidade financeira

Com planejamento cuidadoso e disciplina é possível alcançar a estabilidade financeira

Ter estabilidade financeira é o desejo de boa parcela da população, mas alcançá-la pode parecer um desafio. Porém, o conceito está muito mais relacionado a bons comportamentos e controle do dinheiro.

De acordo com o Mapa da Inadimplência e Negociações de Dívidas da Serasa, em janeiro de 2023 mais de 70 milhões de brasileiros estavam inadimplentes e com o nome negativado.

Com planejamento cuidadoso e disciplina é possível alcançar a estabilidade financeira
Créditos: Rmcarvalho/iStock
Com planejamento cuidadoso e disciplina é possível alcançar a estabilidade financeira

Mesmo quem tem salário acima da média pode se ver perdido no fim do mês entre parcelas e juros, por não planejar bem os gastos ou por alguma situação inesperada.

No entanto, com planejamento cuidadoso e disciplina é possível alcançar a estabilidade financeira.

5 passos para alcançar a estabilidade financeira

1 – Não gaste mais do que ganha

Essa é a regra de ouro. Gastar mais do que se ganha, mesmo que seja apenas um pouco mais, pode gerar um ciclo de endividamento por meio de faturas do cartão de crédito ou parcelamentos altos demais que extrapolam o orçamento.

Para ajudar a manter o controle, tenha o hábito de anotar todos gastos e ganhos em uma tabela financeira.

2 – Crie uma reserva financeira

É possível dormir com muito mais tranquilidade sabendo que, se algo acontecer, você tem uma reserva financeira para cobrir gastos inesperados –é o famoso “pé de meia”. Tratamento de saúde, conserto do carro ou do encanamento de casa são algumas das situações em que ter uma reserva financeira de emergência ajuda muito.

O ideal é que essa reserva possa manter os custos fixos de uma pessoa por pelo menos 6 meses.

Para criar essa segurança, separe mensalmente uma parte do salário para essa reserva e tome esse compromisso com a mesma seriedade de uma conta que precisa ser paga.

A forma mais conservadora de guardar dinheiro é abrir uma caderneta de poupança, mas há outras opções de investimentos mais rentáveis com baixo risco.

3 – Aprenda a economizar

Se o objetivo é alcançar estabilidade financeira, é preciso estar consciente de que algumas fases da vida vão exigir mais economia. Avalie com atenção os seus gastos e identifique onde há margem para redução de custos.

Considere trocar o almoço em restaurantes por marmita feita casa, reduzir o número de passeios no shopping por mês e criar uma estratégia para evitar compras por impulso.

4 – Elimine e não faça dívidas

Para quem está negativado, a prioridade é quitar as dívidas e tirar o nome da lista de inadimplência. O ideal é dispensar gastos desnecessários enquanto ainda há boletos vencidos.

Pesquise oportunidades para negociar as dívidas, como o Serasa Limpa Nome, e só faça um acordo se estiver seguro de que conseguirá pagar o novo parcelamento em dia.

5 – Tenha metas

É mais motivador economizar dinheiro quando o objetivo tem nome. As metas podem ser de curto, médio e longo prazo, como a compra de um eletrodoméstico, uma viagem ou um imóvel, por exemplo.

Determine o que é prioridade e reserve uma fatia dos ganhos para bancar esse sonho no futuro.