7 dicas para curtir muito o Natal gastando menos
Final de ano é tempo de celebrar o Natal e a chegada de um novo ano. Além de decorar a sala de estar seguindo as dicas do blog das Casas Bahia é tempo de presentear, participar de festas, e acredite, em todos esses momentos é possível economizar. Para você curtir esta época, principalmente o Natal, sem comprometer sua saúde financeira selecionamos algumas dicas. Confira:
1) Fazer seus próprios enfeites e decoração de Natal
- Sinais de pressão alta que as pessoas deixam passar despercebidos
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
Na época de festas de fim de ano você quer deixar sua casa bonita e decorada, não é mesmo? Esqueça comprar um monte de enfeites em lojas com produtos de época que estarão lotadas.
Faça você mesma toda decoração. A ideia é reutilizar itens que iriam para o lixo e transformá-los em belos enfeites natalinos. Além de sustentáveis vão representar uma enorme economia para o seu bolso. Confira abaixo algumas ideias:
2) Brinque de Amigo Secreto
Comprar um presente para cada familiar, amigo ou convidado da festa de Natal, possivelmente vai pesar no seu bolso. Se você gosta de presentear nessa época e não quer deixar a data passar em branco nem gastar muito, uma boa opção é brincar de Amigo Secreto. Todos se divertem e ganham presente. Ah, e esqueça aquele Amigo Secreto básico. Abaixo você confere 20 tipos diferentes de Amigo Secreto. Escolha uma das opções e divirta-se:
3) Faça você mesmo presentes customizados de Natal
Isso mesmo, você não leu errado! Você pode fazer todo o presente bem caprichado pensando na pessoa que irá ganhá-lo. Isso sai bem mais barato do que comprar um presente e com certeza vai agradar o presenteado. Confira abaixo algumas sugestões e coloque a mão na massa!
- 5 presentes customizados
- Presentes de última hora
4) Economize nos presentes de Natal
Se você optou por não fazer os presentes, pois prefere comprá-los é importante que eles estejam dentro do seu planejamento financeiro do mês. Faça uma lista com o nome de quem será presenteado e algumas opções de presente. Decida também um valor máximo para todos os presentes: se gastar mais em um é fundamental economizar em outro para não estourar esse orçamento.
Nesta época do ano ganhamos o 13º salário, mas é importante que você não o gaste inteiro nos presentes de Natal. Nos mês seguinte há uma série de despesas, mas não há um salário extra. Portanto esse dinheiro precisa fazer parte de um planejamento financeiro que ajudará a quitar as despesas que sobrecarregam o início do ano.
Pesquise bastante os preços em lojas físicas. Na internet é importante ter em conta o frete. É fundamental avaliar bem a melhor condição de pagamento para que você não perca dinheiro. Se ficar na dúvida sobre pagamento parcelado ou à vista clique aqui e confira as dicas dos consultores financeiros. Tenha em conta também algumas medidas simples vão te ajudar a presentear com economia. Veja abaixo:
5) Embrulhar os presentes de forma criativa e econômica
Esqueça comprar caixas e embalagens de presente que nesta época do ano estão mais caras. Você já pensou em usar tecidos para embrulhar seus pacotes? Ou então usar papel kraft que sai mais em conta e depois você pode customizá-los com muita criatividade e poucos materiais. Assim nenhum pacote ficará igual ao outro e será muito especial. Veja abaixo algumas opções:
- Customize uma embalagem de papel kraft
- Embrulhe usando retalhos de tecidos:
6) Faça uma ceia compartilhada
A “festa americana” é um tipo de evento informal onde os participantes contribuem e não só o anfitrião. Para reunir a família nada melhor. Cada um leva alguma coisa: entradas, prato principal, salada, sobremesa e bebidas. Quem não tiver habilidades culinárias pode ajudar a montar a mesa, organizar o amigo secreto ou organizar o Natal. Assim todos participam, se reúnem e economizam.
7) Deixe suas compras pessoais para depois das festas
Seja forte e não se deixe cair em tentações. Caso você não queira fazer os presentes natalinos, compre somente o que você colocou em sua lista e controle-se para não exceder seu orçamento. Em janeiro diversas lojas colocam seus produtos em liquidação com preços bem abaixo do mercado. É a época ideal para você fazer suas compras, desde que tenha reservado um valor para isso no seu planejamento financeiro.
Boas Festas!
- Veja mais: