Anatel lança aplicativo para consumidor registrar e acompanhar queixas

14/07/2015 10:08 / Atualizado em 06/05/2020 22:48

Muito difícil existir uma pessoa que jamais tenha tido algum tipo de problema com serviços de telefonia, internet e TV por assinatura e agora, para facilitar a vida dos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou uma ferramenta que permite registrar e consultar reclamações.

O aplicativo Anatel Consumidor está disponível gratuitamente para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone. “Trata-se de mais uma iniciativa para permitir que o consumidor exerça seus direitos com maior praticidade e rapidez. A nossa intenção é que a internet seja, nos próximos anos, o principal canal de atendimento da Anatel”, diz o presidente da Agência, João Rezende.

Além de permitir o registro de reclamações, a ferramenta também possibilita o acompanhamento de sugestões e pedidos de informação e conta com uma seção destinada a tirar as principais dúvidas sobre direitos do consumidor por meio de Perguntas Frequentes.

No ano passado, os consumidores de telecomunicações registraram cerca de 2,8 milhões de reclamações contra suas prestadoras de telecomunicações na Anatel. Em 2015, até o final de maio, este número chega pouco mais de 1,5 milhão de reclamações, sendo que 63% delas são registradas pela Central de Atendimento Telefônico da Agência (telefone 1331) e 37% pela internet, no sistema Fale Conosco (disponível em www.anatel.gov.br/consumidor).

Com o aplicativo, a Anatel espera não apenas tornar o registro de reclamações mais intuitivo e fácil para o consumidor, como também se adequar às novas tendências de atendimento, que indicam que consumidor tende a substituir os canais tradicionais, como call centers, por meios digitais.