Aplicativo de caronas ajuda a economizar tempo, dinheiro e combustível
Está planejando uma viagem? Já colocou no papel quanto vai gastar com combustível ou com passagem? O site Tripda pode ajudar a baratear sua viagem.
O Tripda é uma plataforma online gratuita, que também funciona como aplicativo de celular, criada para que pessoas possam compartilhar caronas ao redor de todo o Brasil de maneira segura. Há cerca de 65 mil pessoas cadastradas e a maioria do público é composta por estudantes.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Site dá dicas e ensina como fazer viagens econômicas
- Descubra qual é a semana mais barata para viajar de avião nas férias
Baseado nos princípios da economia compartilhada, o serviço facilita a comunicação entre usuários, permitindo a economia de combustível, tempo e dinheiro, além da redução de emissão de poluentes e do trânsito em cidades e estradas.
Daniel Bedoya, um dos proprietários, explica que a plataforma oferece diversas ferramentas para garantir a segurança, como o login pelo Facebook, que permite importar informações e ver os amigos em comum; verificação do e-mail e celular de contato; avaliações dos usuários após cada carona; e ainda existe a possibilidade de importar as considerações de outros sites, como Airbnb e Mercado Livre.
Para as mulheres que preferem viajar apenas entre elas, foi desenvolvida a opção “Só para Elas”. “Provemos a maior quantidade possível de informações para que os usuários tenham base para aceitar a carona”, diz Bedoya.
Com funciona? Para quem procura uma carona, é preciso entrar no site ou no aplicativo e preencher os campos com a data, a cidade de origem e a de destino. Em seguida, aparece uma relação dos motoristas que pretendem realizar o trajeto, o horário em que pretendem sair, o preço da viagem, quantos assentos disponíveis há no carro, se gostam de conversar, se permitem fumar ou não no interior do veículo, se aceitam animais de estimação, qual estilo e música mais gostam de ouvir, se é permitido comer dentro do automóvel, e como foram avaliados por caronas passadas.
Tanto o motorista quanto o passageiro precisam se cadastrar pelo Facebook para acessar o serviço. O valor sugerido da divisão de custos é feito com base na distância percorrida durante o trajeto e nos pedágios. Segundo o proprietário, “o Tripda deixa a possibilidade para quem oferece carona alterar esse valor para menos ou para mais, com um limite superior para evitar abusos”.