Após notificação do Procon, Carrefour corrige cartaz de preços
O Carrefour de São Vicente foi assunto nas redes sociais no último sábado, 27, após uma cliente repercutir um anúncio de preço impreciso no cartaz de um produto. A confusão aconteceu porque a rede divulgou o valor de um amaciante pelo litro e não pela embalagem, de modo que os clientes acharam que o preço da unidade era R$ 3,98, quando na verdade era R$ 26,59.
Após a repercussão, a Fundação Procon abriu um processo de averiguação preliminar e a loja foi notificada de acordo com as leis do Código de Defesa do Consumidor.
- Homem também se cuida! Esquenta Black Friday tem produtos para barba, cabelo e bigode com até 65% de desconto
- Latam lança promoção com passagens a partir de R$ 119,40
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- Sabores incríveis te esperam na primeira edição da Semana Gastronômica do ParkShopping São Caetano
Mesmo tendo substituído os cartazes após o episódio, o Carrefour terá de responder aos questionamentos levantados em até 10 dias e, a partir dessas respostas, o Procon pode abrir um processo administrativo que pode culminar em uma multa que pode ir de R$ 614 mil a R$ 9 milhões, dependendo do número de clientes prejudicados.
De acordo com reportagem do UOL, o supermercado já retirou os anúncios após a divulgação negativa na internet e voltou ao formato tradicional da informação do preço, por unidade.
A lei estabelece que os supermercados tem a obrigação de informar o valor do produto por unidade de medida, ou seja, por litros, quilos, duzia, etc. Entretanto, as empresas precisam ser transparentes na comunicação dos valores de uma forma que o cliente não seja confundido na hora de realizar a compra.