Banco Central oferece cursos gratuitos de finanças
Aprenda sem custo a gerenciar de forma correta suas finanças
Muita gente tem vontade de fazer investimentos, gerir melhor o próprio dinheiro, mas não sabe o que pode mudar para conseguir tais objetivos. Se esse é o seu caso, saiba que o Banco Central oferece por meio do site Cidadania Financeira diferentes cursos on-line gratuitos que dão dicas sobre finanças pessoais.
No portal, é possível encontrar materiais para diferentes perfis de usuários: para os endividados, para aqueles que querem aprender a poupar e investir e até para professores que desejam ensinar educação financeira para seus alunos.
Para ter acesso a todo o conteúdo, é necessário fazer um cadastro no site. Entre os treinamentos disponíveis estão:
Gestão de Finanças Pessoais (GFP)
O aluno adquire mais conhecimentos para gerir suas finanças, além de conhecer a divertida história da família de Tarsílio e seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar os gastos. Curso on-line, gratuito e com todo o conteúdo apresentado por meio de vídeos animados.
O curso aborda os seguintes módulos/temas:
Nossa relação com o dinheiro
Orçamento pessoal ou familiar
Crédito e endividamento
Consumo planejado e consciente
Poupança e investimento
Prevenção e proteção
Consumindo serviços financeiros.
Formação de Multiplicadores da Série “Eu e meu dinheiro”
O curso destina-se a sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais e a capacitá-los para conduzir grupos de discussão sobre os vídeos da Série “Eu e meu dinheiro”.
A série Eu e meu dinheiro faz parte do programa Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil. Abrange cinco vídeos educativos de curta duração que buscam sensibilizar o espectador para temas de gestão de finanças pessoais.
Por meio de estórias ficcionais, os episódios da série estimulam a reflexão sobre conceitos importantes de educação financeira, como:
Necessidades e desejos;
Orçamento familiar;
Uso de crédito;
A importância de poupar;
Riscos e imprevistos;
Consumo consciente.
Confira todas as dicas e conteúdo fornecido pelo Cidadania Financeira aqui.