Como economizar no combustível mudando o horário de abastecer
Um dos impostos que mais geram polêmica e revolta quando existe algum aumento é o da gasolina. Mas você sabia que é possível economizar na hora de abastecer mudando apenas o horário em que você leva o carro ao posto?
Para entender isso, não é necessário recorrer à calculadora, basta analisar a temperatura do dia e ver a posição do sol em relação às bombas de combustível. Por mais que não pareça, a gasolina e o etanol sofrem alterações de volume de acordo com o calor do momento. Esse efeito é conhecido como contração térmica ou expansão.
- O que o tempo seco tem a ver com o Rio Pinheiros ter ficado verde?
- São por essas razões que sentimos mais dores no frio
- Cesta básica, combustível, serviços: o que muda com reforma tributária
- Motoristas: Petrobrás anuncia queda no preço do combustível
Basicamente, quando a temperatura sobe, o volume do combustível se expande e ocupa um espaço maior que o normal, enquanto quando o clima esfria, as moléculas voltam a ficar mais concentradas e se acumulam em menor espaço.
Na prática, o excesso de calor faz o processo de expansão acontecer e o combustível evapora com mais rapidez. Isto posto, o ideal é que você escolha um momento do dia em que a temperatura não esteja muito alta, isso evitará que esse efeito comprometa na quantidade de combustível que seu tanque receberá.
Com informações do UOL – Ciência e Saúde.