Confira dicas para não entrar no vermelho com as compras de presentes de Natal

11/12/2015 11:37 / Atualizado em 07/05/2020 01:38

 

O Natal está batendo à porta e muitas pessoas ficam naquele eterno dilema: fazer compras de fim de ano ou organizar as finanças? Com o 13º salário muita gente tenta equilibrar o que precisa comprar com as dívidas que precisam ser quitadas e o ideal é realmente encontrar um jeito de utilizar o dinheiro da melhor maneira possível.

O GuiaBolso elaborou algumas dicas essenciais sobre como comprar os presentes com sabedoria sem ficar com a conta no vermelho.

Confira!

1 – Estabeleça um valor máximo que você pode gastar com presentes de Natal, seja para a família, amigos, namorada, amigos secretos e para você mesmo.

2 – Faça uma lista das pessoas que você quer presentear e inclua os amigos secretos. Distribua o valor dos presentes e não exceda o limite que você colocou para gastar com presente.

3 – Pesquisa na internet o valor dos presentes. Há diversos sites e aplicativos que comparam preços de produtos, como Buscapé, Bondfaro e Zoom.

4 – Na hora de comprar, prefira pagar à vista. Além de poder negociar um desconto, ainda evita cair no Cheque Especial ou se endividar com o cartão de crédito.

5 – Reflita se você precisa mesmo comprar para todos da sua lista e se precisa ser antes do Natal. Não é porque você não vai dar presentes que as pessoas vão deixar de gostar de você. Gaste com presentes apenas se você precisa. E se você puder entregar o presente apenas em janeiro para alguém da sua lista indispensável, deixe para comprar nos saldões de janeiro. Os descontos valem a espera.

6 – Cuidado com as barganhas. Como, até agora, 2015 foi um ano ruim para o varejo brasileiro, é bem possível que as lojas aproveitem a disposição das pessoas a comprar no fim do ano para melhorar sua receita. Por isso, se ver algo com um preço muito baixo, especialmente na internet, desconfie. Pode ser uma fraude. Confira se o site está na lista negra do Procon-SP.

7 – Evite compras por impulso. Além dos presentes de Natal, acabamos nos deixando envolver pela época de festas e alegria e acabamos comprando algo que queremos, mas não precisamos. Antes de passar o cartão, pergunte-se se você realmente precisa de outra roupa para passar o Natal e o Ano Novo, entre outros gastos supérfluos que podem pesar no seu bolso mês que vem.

8 – Se seu presente de Natal para você mesmo for uma viagem, não se sinta como um milionário. Escolha preços que cabem no bolso (e não na parcela do cartão de crédito) e prefira baixa temporada. Planeje-se com antecedência.

9 – Controle seus gastos em dezembro para evitar chegar janeiro no vermelho. Use seu 13º salário com cuidado e lembre-se que janeiro é mês de gastos elevados (IPTU, IPVA, matrículas, reajustes etc). GuiaBolso pode te ajudar com o controle financeiro. É um aplicativo automático e gratuito.