Confira dicas para se proteger de golpes no período do Natal

18/12/2015 11:38 / Atualizado em 07/05/2020 01:42

Está aberta a temporada de compras natalinas. É nesse momento de fluxo intenso de pessoas nas áreas de comércio que o cidadão e o comerciante precisam ter atenção e cuidados redobrados para não sofrerem com fraudes no período. Segundo estudos da Serasa, basta perder um documento pessoal para dobrar a probabilidade de o cidadão ser vítima de uma fraude de identidade.

O roubo ou perda dos documentos pode propiciar o crime conhecido como roubo de identidade, quando dados pessoais são utilizados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Por isso, o cidadão deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes. Veja, abaixo, dicas dos especialistas para consumidores e comerciantes evitarem a ocorrência de fraudes nessa época do ano:

1. Saia de casa apenas com um documento de identificação (que pode ser uma cópia autenticada), o cartão de crédito e (ou) o número de folhas de cheques que se pretende utilizar.

2. Mantenha todos esses documentos seguros junto a seu corpo, evitando bolsos traseiros ou muito rasos e bolsas nas costas ou abertas.

3. Cuidado com abordagens sobre promoções e sorteios (em lojas, nas ruas ou mesmo por telefone), que exijam preencher dados pessoais e assinar papéis para participar.

4. Não se distraia excessivamente com shows natalinos, olhando vitrines ou nos momentos de refeições nos centros comerciais. A atenção com seus pertences deve ser constante.

5. Caso você tenha um documento roubado, faça um Boletim de Ocorrência e cadastre um alerta gratuito no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro do extravio ou roubo dos documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) e das folhas de cheques pode ser feito pelo link: www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor (11) 3373 7272, que funciona nos sete dias da semana, das 8h às 20h, inclusive nos feriados.

6. O aviso de documentos roubados ficará no sistema de consultas por dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar, dentro desse prazo, o B.O e uma declaração formal à Serasa Experian. Já os cheques ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques.

7. Além do cuidado com roubo ou perda de documentos, fique atento, também, para evitar o roubo de seus dados na internet. A abertura de e-mails de origem desconhecida e anexos de suspeitos pode abrir portas para golpes que tem como objetivo captar informações para cometer fraude de identidade. Mantenha um antivírus atualizado.