Criar esses 6 hábitos vai te ajudar a poupar dinheiro

Saiba como ter uma vida financeira equilibrada gradualmente

23/07/2018 16:38 / Atualizado em 07/05/2020 04:46

Para muitas pessoas, poupar dinheiro está longe de ser algo natural, pelo contrário, é um desafio. O que poucos percebem, no entanto, é que essa é uma atitude pode ser perfeitamente trabalhada e incorporada na vida de qualquer gastador em potencial.

Mas de que maneira trabalhar essa questão e finalmente aprender a poupar? Adotando novos hábitos. Pode parecer difícil  – e na realidade é – mas depois de um tempo com eles já inseridos na sua rotina, os resultados serão recompensadores. Confira como começar a ter uma vida financeira mais equilibrada de forma gradual:

1. Automatizar investimentos

A aplicação programada é um dos melhores hábitos financeiros que ajudam a economizar. Seja qual o tipo de investimento escolhido (fundo, caderneta, título, etc.), basta escolher um dia para que o dinheiro saia da sua conta e seja investido na aplicação de forma automática por um período de tempo determinado.

2. Deixar o cartão de crédito em casa

Se você é do tipo comprador compulsivo, essa é uma forma mais radical, mas que pode evitar muitas compras das quais poderá se arrepender depois.  Sair sem o cartão, fará você repensar se realmente precisa daquele item e pode diminuir as chances de fazer uma compra por impulso.

3. Priorizar gastos

A grana é curta e nem sempre dá para comprar tudo que é necessário ou desejado, por isso mesmo estabelecer prioridades antes de gastar todo o salário do mês é tão importante.  Isso é algo muito pessoal e só você poderá definir. Mas um conselho é sempre priorizar as metas e em vez das despesas.

4. Cortar gastos não essenciais

Pode parecer que não, mas a conta da TV a cabo e do celular fazem diferença, sim, no final de tudo. Se o dinheiro não está sobrando, essas podem ser as primeiras despesas a serem revistas. Um plano de celular pós-pago de 1000 minutos, por exemplo, pode ser alterado por outro de 500.

5. Vencer a comodidade

Sabe aquele mercado pertinho da sua casa que cobra o olho da cara? Então… Pense em quantas vezes você já fez as compras lá simplesmente por comodidade, por ele ser o próximo de você, por estar no caminho.

Em contrapartida, tem aquele outro que fica no final de uma rua íngreme que só para chegar até lá já vale uma academia. Acontece que os preços praticados nesse segundo mercado são muito mais em conta.  Já entendeu porque vale fazer um esforço e vencer a preguiça? No final se você tiver economizado R$10 com as compras, já vai ter valido a pena.

6. Sentir-se confortável para dizer não

Um dos melhores hábitos que você pode cultivar é aprender a dizer não com confiança e sem se sentir mal por isso.  Seja honesto com as pessoas que te fizerem algum convite, sinalize que você adoraria aceitar, mas que isso não está dentro do seu orçamento no momento. Isso vai se tornar mais fácil com a prática e você certamente vai economizar muito mais.

  • Quer aprender mais a controlar seu dinheiro, fazê-lo render e poder investir? O Banco Central oferece cursos gratuitos de finanças. Clique aqui para conhecer.