Dicas para economizar na compra do material escolar
Janeiro está aí e com ele vem IPVA, IPTU, matrícula e o material escolar. Em meio a tantas contas e sem o devido planejamento financeiro, muitas famílias acabam se afundando em dívidas. Mas o primeiro mês do ano não precisa ser um martírio, basta se programar e gastar com consciência.
Para quem tem filhos e precisa gastar com o material escolar, vale deixar a timidez na hora de pechinchar por descontos e separar um tempo para ir atrás dos melhores preços. “Sempre recomendo que pensem o quanto precisam trabalhar para conseguir o seu salário. A partir daí, fica fácil valorizar esse dinheiro, aprendendo a pesquisar preço e, principalmente, a negociar os valores das compras”, afirma Reinaldo Domingos, autor do best seller “Terapia Financeira”.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
O momento também pode ser interessante para conversar com seus filhos. Falar sobre a importância de economizar nessas horas pode contribuir para que eles se tornem adultos mais conscientes.
- 6 passos para conquistar saúde financeira e ter dinheiro o ano todo
- 5 dicas para seu filho ter uma relação saudável com o dinheiro
Abaixo, separamos algumas dicas que vão ajudar a economizar na compra do material escolar:
1) Acione os outros pais e tentem fazer compras em conjunto. Assim, suas chances de negociar menores preços serão maiores. Há lojas que reduzem o valor total em 10% quando a soma passa de determinado valor.
2) Separe o material utilizado no ano anterior e avalie a possibilidade de reutilizá-lo. Organize um grupo de trocas de materiais em boas condições entre pais com filhos em idade escolar diferente. Isso vai resultar numa boa economia.
3) É extremamente importante fazer uma lista com os materiais que precisa antes de ir às compras, assim, você diminui o risco de perder o foco e gastar mais do que pode ou precisa.
4) Deixe os filhos em casa. Isso evita que eles o influencie a levar itens mais caros e, muitas vezes, desnecessários.
5) Fale com o vendedor que te atender que você busca economia e peça a ele que te ajude a encontrar os itens com melhor relação custo-benefício.
6) Se for possível, procure pagar à vista e negocie descontos com o vendedor ou o gerente. Procure fazer isso antes de chegar ao caixa.
7) Aposte em produtos de marcas menos conhecidas. Eles também podem ter qualidade além do preço mais em conta.