Dicas para você finalmente economizar de verdade

Preços e informações apuradas em 23/02 e sujeitas a mudança sem aviso prévio.

23/02/2018 12:09 / Atualizado em 05/05/2020 09:52

Sempre é possível economizar um pouquinho mais, principalmente dentro da sua casa. Até porque, confesse muitas vezes você acaba gastando dinheiro à toa, com isso deixa de poupar e acaba não tendo recursos financeiros para realizar suas metas.

O educador financeiro e consultor de investimentos Thiago Nigro ensina em seu canal O Primo Rico 04 dicas infalíveis sobre economia doméstica. Confira e vem economizar:

1) Sempre compare os preços pela internet

Para economizar não deixe de usar a internet ao seu favor, afinal ela está aí para isso. Thiago Nigro recomenda que você use sempre os comparadores de preço: “Basta dar uma pesquisada no Google que você achará muitos comparadores de preço de vários bens. E isso é importante porque te ajuda a economizar em duas coisas fundamentais: o seu dinheiro e o seu tempo”, esclarece.

2) Sempre invista em “Do it yourself ” (Faça você mesmo)

A internet está repleta de tutoriais de “Faça você mesmo“, que podem te ensinar a fabricar seus próprios produtos. De acordo com o consultor, na internet, por exemplo, você consegue encontrar soluções caseiras até para criar seus próprios produtos de limpeza, e isso te permite economizar e muito nas finanças da casa.

“Claro, às vezes temos mais confiança em um produto que vemos no mercado do que em uma solução que vemos em um blog na internet, mas, não custa tentar, não é mesmo? Se o seu objetivo é economizar, você pode pelo menos tentar colocar em prática para ver se vale a pena, ainda mais se a sua situação financeira está apertada, porque você pode usar desta fabricação para vender e ganhar uma graninha extra!”, Thiago orienta.

Educador financeiro sugere quatro opções para economizar ainda mais nas despesas de casa
Educador financeiro sugere quatro opções para economizar ainda mais nas despesas de casa - Getty Images/iStockphoto

3) Participe dos programas de relacionamento de pontos

Não é novidade e muita gente já participa dos programas de pontos, mas não custa reforçar a ideia. Afinal, você acaba tendo um retorno conforme gasta. “Mas calma aí que não é para sair gastando que nem louco!”, pondera o educador financeiro. A ideia é que a pessoa possa usar esses gastos para adquirir pontos nesses programas, e depois trocar por alguns produtos que valem a pena serem trocados.

4) Reúna os amigos em casa

“É normal que, pelo menos uma vez por mês, nós façamos um happy hour ou vamos a um restaurante com os amigos. Só que acabamos ficando expostos a preços mais altos. Você com certeza já viu, por exemplo, a grotesca diferença entre pegar uma cerveja em uma hamburgueria e pegar uma cerveja em um supermercado. E claro, economia não significa também que temos que abdicar dos bons momentos com os amigos. Dá para economizar nisso também. A ideia é simples: troque os lugares fora de casa por uma reunião em casa”, pontua o educador financeiro.

Curtiu as dicas? Assista ao vídeo e tenha mais informações:


Fica a dica: lembre-se de calcular o frete para avaliar se o desconto está realmente valendo a pena, e de conferir se as ofertas estão mais baratas do que em outras lojas usando o Melhor Preço.