Especialista dá dicas para controlar os gastos em 2017
Janeiro começou e com ele veio a preocupação de muita gente em saber como dar conta de tantos compromissos financeiros, como IPTU, IPVA, material escolar, entre outros. “Difícil, mas não impossível”, garante o professor da IBE-FGV, Paulo Ferreira Barbosa, doutor em economia.
Segundo o especialista, os principais desafios para obter êxito na tarefa são a organização e a disciplina, mas a persistência vale a pena. Com o planejamento financeiro, a pessoa consegue saber com antecedência as suas limitações de gastos, ao analisar o que vai receber e as contas que terá que pagar.
- Quer viajar para Europa gastando pouco? 5 países baratos e incríveis!
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- Enem 2024: 8 dicas essenciais para a reta final do exame
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
A regra vale também para quem tem dívidas, elas também entram no planejamento, uma vez que é importante ter controle sobre os juros. “Se tiver dinheiro disponível, o ideal é quitar as dívidas. Devemos sempre imaginar que devemos receber juros e não pagar. Mas, se for o caso de pagar, que sejam os menores possíveis e por pouco tempo”, explica o professor da IBE-FGV.
- 5 diretrizes para você simplificar seu orçamento
- Como envelopes podem te ajudar a se organizar financeiramente
Para quem está começando, o doutor em economia dá algumas dicas. A primeira delas é organizar em uma planilha todos os gastos, as despesas fixas e, principalmente, as variáveis, que acabam sendo as maiores, na maioria das vezes. “Relacione tudo, o que foi gasto com diversão, bar, restaurante e até o cafezinho”, diz.
Para os que têm dificuldade para organizar, a segunda dica para controlar os gastos é pagar tudo com o cartão de crédito, por menor que seja o valor. Desta forma, quando chegar a fatura, será possível ter uma visão ampla e detalhada do destino do dinheiro. “Com as informações em mãos, a pessoa pode repetir os dados no planejamento do mês seguinte ou, ainda, repensar alguns gastos”, comenta o professor.
Por fim, o especialista da IBE-FGV ressalta a importância da disciplina. “Procure mudar os hábitos aos poucos. Por exemplo, se vai ao restaurante todos os finais de semana, comece a alternar. Pesquise preços, economize, visite mais parentes e amigos, compre e consuma em casa. Você vai sentir no bolso a economia com bebidas, sobremesas, taxa de serviço (10%). A economia vale a pena”, conclui.