Estuda revela que consumidor inadimplente pretende saldar dívidas e adiar novas compras
O consumidor inadimplente está pessimista com sua atual situação financeira e pouco animado em relação ao futuro, além de se mostrar menos propenso a consumir depois de saldar seus compromissos. As constatações são da Pesquisa Perfil do Inadimplente, de abrangência nacional, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Credito) com mais de 1 mil inadimplentes.
O levantamento apontou queda na intenção dos consumidores em realizar novas compras, após quitarem as dívidas: apenas 15% pretendem realizar novas compras depois de saldar seus compromissos – redução de 6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior – e 85% não pretendem realizar novas compras.
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O desemprego continua na liderança dos motivos que impossibilitaram o pagamento das dívidas, segundo revela a pesquisa da Boa Vista SCPC. No 3º trimestre de 2015, o desemprego foi citado por 35% dos entrevistados ante 31% no trimestre anterior. O segundo motivo foi o descontrole financeiro, com 29%.
A aquisição de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos gerou a inadimplência para 24% dos entrevistados, seguido por alimentação (18%) e aquisição de vestuário e calçados (17%).
A forma de pagamento utilizada na compra que gerou a inadimplência foi o cartão de crédito para 30% dos entrevistados, seguida por carnê/boleto (28%), cheque (15%), empréstimo pessoal (12%), cartão da loja (9%) e cheque especial (6%). Quanto ao valor das dívidas, 29% dos consumidores disseram que a soma das dívidas em atraso é de até R$ 500, enquanto 38% têm entre R$ 500,01 e R$ 2.000 e 33% devem acima de R$ 2.000.