Feira de franquias em SP reúne opções para quem quer empreender
O principal evento do setor de franquias, ABF Expo Franchising começa na próxima quarta-feira, 22, e contará com mais de 400 marcas.
O principal evento do setor de franquias, ABF Expo Franchising começa na próxima quarta-feira, 22, e contará com mais de 400 marcas em exposição no Expo Center Norte, na zona norte da capital paulista, para quem deseja empreender ou investir no setor.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o faturamento das redes de franquias cresceu cerca de 8% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021. Ao todo, o volume chegou a R$43,3 bilhões.
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Black Friday gastronômica: dá para comer bem pagando menos com as promoções, que chegam a até 50% de desconto
- Portugal sem perrengue: o que um brasileiro precisa saber para viajar
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
Além disso, o aumento nas taxas de juros das principais economias do mundo, incluindo Brasil, torna o acesso a crédito mais difícil. Por isso, ao estudar a possibilidade de abrir um negócio, é preciso ter clareza e base na hora de tomar a decisão.
As franquias, neste sentido, têm se apresentado como boas opções para empreendedores de primeira viagem. Contudo, é preciso ter alguns cuidados. “O ideal é que o interessado siga algumas dessas dicas antes de ir ao evento: conhecer a Nova Lei de Franquia, saber qual o valor disponível para investimento, escolher dois ou três segmentos que agradam, escolher marcas dentro dos segmentos selecionados, visitar primeiro as marcas escolhidas antes de ir em outros stands e, por fim, se candidatar a franqueado na marca que mais o agradou” explica Mércia Machado Vergili, do GSPP, consultoria de varejo e formatação de franquias.
A especialista também destaca que o espaço tem como grande diferencial proporcionar o contato direto entre investidores e franqueadores e que, por isso, é preciso que o interessado no negócio se prepare previamente para fazer as perguntas corretas.
Confira uma lista com 12 redes de franquias que estarão presentes na ABF Expo Franchising, no Center Norte, entre os dias 22 e 25 de junho.
Vida Leve
Com foco em alimentação saudável, a Vida Leve é uma rede de franquias de produtos naturais selecionados a granel e produtos especiais de prateleira, como suplementos, nutracêuticos, livres de glúten e lactose, orgânicos, vegetarianos e veganos. Este ano, a rede trará o lançamento da “Bag” e outras novidades.
Valor de investimento: a partir de R$9,9 mil
Tempo de retorno: 3 meses
TFlow
A TFlow é uma rede de franquias que comercializa roupas e acessórios para crianças, jovens e adultos do gênero masculino. Administrada pelo Grupo ZNTT, uma das maiores holdings de franquias do Brasil, a empresa conta com mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil. São diversas opções para quem deseja empreender, de modelo home based até lojas físicas. Entre as novidades apresentadas, a empresa trará a marca de Arthur Aguiar, vencedor do BBB 2022, para ser mostrada aos investidores.
Valor de investimento: a partir de R$20 mil
Tempo de retorno: 2 a 3 meses
Bem Seguros E Créditos
Em um dos mercados mais resilientes do país, a Bem Seguros e Créditos é uma rede de franquias que atua com empréstimos, seguros, consórcios e soluções financeiras diversas. O negócio conta com operações em todo o Brasil, com modelos home based e de lojas.
Valor de investimento: a partir de R$20 mil
Tempo de retorno: 3 a 5 meses
Santa Carga Totens e Carregadores
Há quase 20 anos no mercado, a Santa Carga Totens e Carregadores é uma rede de franquias que trabalha com mídia paga dentro de estabelecimentos, eventos e outros. Os totens criados pela empresa, que agora é associada da ABF, exibem propagandas, fornecem wi-fi gratuito com captação de leads e disponibilizam pontos de recarga de dispositivos móveis. Esta será a estréia da empresa na ABF Expo Franchising.
Valor de investimento: a partir de R$19,9 mil
Tempo de retorno: 8 meses
Ótris Soluções Financeiras
Criada em 2010, a Ótris Soluções Financeiras é uma rede de franquias de recuperação de crédito para negócios de todos os tamanhos. A empresa está presente em todo o Brasil entre as suas mais de 50 unidades. O franqueado atua com a negociação e administração do negócio. A empresa trará o modelo Smart como novidade para esta edição da ABF Expo Franchising.
Valor de investimento: a partir de R$10 mil
Tempo de retorno: 6 meses
Super Aprendiz
Fundada em 2021, a Super Aprendiz é uma rede de cursos profissionalizantes que trabalha com mais de 500 opções para alunos que vão de marketing digital a cuidador de idosos, até pilotagem de drone e maquiagem. Os conteúdos são destinados a jovens que buscam a primeira experiência de trabalho, adultos que querem mudar de área ou se posicionar no mercado, e empresas que desejam capacitar e desenvolver seus colaboradores.
Valor de investimento: a partir de R$60 mil
Tempo de retorno: 12 meses
Pablo Ba
A franquia começou como um hobby pelo casal Mariano Grosso e Carlos Henrique Costa da Silva durante a primeira fase da pandemia. O negócio é especializado na sobremesa europeia pavlova, iguaria em formato de bolo, mas com base de merengue. Em seu cardápio, a franquia oferece nove sabores em quatro tamanhos: grande, médio, individual e mini. Com opções variadas de frutas, a marca deixa à disposição do cliente chantilly, doce de leite, creme de chocolate e o lemon curd.
Valor de investimento: a partir de R$149 mil
Tempo de retorno: 15 meses (quiosque)
Maislaser
Rede de clínicas de depilação a laser e rejuvenescimento facial. Todas as unidades utilizam aparelhos modernos, que podem realizar os procedimentos em diversos tipos de pele, inclusive nas bronzeadas, além de contar com serviços de tratamentos sob medida e protocolos de aplicação exclusivos. Tendo como sócios a empresária e apresentadora Ana Hickmann e Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae, a marca possui mais de 200 unidades por todo o país.
Valor de investimento: a partir de R$ 470 mil
Tempo de retorno: 15 a 20 meses
Convex Brasil
A Convex Brasil é uma franquia com mais de 35 anos de mercado, e a primeira do Brasil a implementar joias somente em aço. Hoje produz e comercializa joias em aço 316L, prata 925 e prata revestida em ouro 18K, além das tradicionais alianças de ouro 10K e ouro 18K. Atualmente, a rede conta com mais de 60 franquias, e mais de 4 mil itens em linha.
Valor de investimento: a partir de R$ 153 mil
Tempo de retorno: 18 a 36 meses
Instituto Ana Hickmann
O Instituto Ana Hickmann é uma rede de escolas profissionalizantes que atua na área da beleza, oferecendo os cursos de barbearia, fotografia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, moda sustentável e embelezamento do olhar. A empresária e apresentadora Ana Hickmann e o Grupo Kalaes são sócios da marca, que hoje possui mais de 50 unidades.
Valor de investimento: a partir de R$145 mil
Tempo de retorno: 14 a 24 meses
Emporium da Beleza
Fundada em 2005, aos 24 anos por Ana Paula Ferro, a Emporium da Beleza é uma franquia seis em um de estética avançada e emagrecimento. A rede oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce, além de protocolos totalmente exclusivos. Hoje, conta com mais de 100 franquias por todo o país.
Valor de investimento: a partir de R$194 mil
Tempo de retorno: 25 meses
Nani Sound
Fundada em 2008 por Ananias Oliveira Filho, ou Nani, a Nani Sound é uma franquia especializada em som, acessórios, instalações e estética automotiva, com quase 15 anos de atuação no mercado. A rede conta com quatro unidades próprias e cinco franquias. Em 2022, estima alcançar 50 unidades, com foco em municípios a partir de 100 mil habitantes.
Valor de investimento: a partir de R$180 mil
Tempo de retorno: 18 a 24 meses
Além do Olhar
Fundada em 2014, o Ateliê Além do Olhar é referência nos cuidados com o olhar e a beleza. No total, oferece serviços para micropigmentação, cílios, limpeza de pele, escovas, penteados, make up e design de unhas, dentre outros. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da rede, que atualmente conta com mais de 50 unidades.
Valor de investimento: a partir de R$161 mil
Tempo de retorno: 18 a 24 meses