Garantia para produtos comprados no exterior: saiba quais são os direitos dos consumidores
Muitos consumidores aproveitam para comprar produtos por preços menores em outros países. No entanto, a oferta pode sair um pouco mais cara caso o item apresente algum defeito de fabricação. Um produto fabricado fora do Brasil pode estar de fora das normas técnicas brasileiras, o que pode dificultar caso o consumidor queira reclamar por algum problema apresentado.
Os eletrônicos são os queridinhos dos brasileiros e estão sempre na lista de compras do exterior. Fabricantes de smartphones como a Apple, fornece garantia no Brasil somente para os produtos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Já no caso dos videogames, um dos itens mais procurados, os fabricantes não asseguram a garantia no Brasil caso o produto seja obtido em outro país.
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Estes 7 itens são proibidos de usar no micro-ondas! Conheça alguns cuidados essenciais na cozinha
- Black Friday gastronômica: dá para comer bem pagando menos com as promoções, que chegam a até 50% de desconto
- Pokémon será o tema do Natal no Shopping Cidade São Paulo
Segundo o advogado especialista em direitos do consumidor e do fornecedor, Dr. Dori Boucault, a empresa que tiver representação no Brasil deve prestar a assistência necessária ao consumidor. “Antes de comprar o produto em outro país, o consumidor deve se certificar de que a empresa escolhida tem um representante no país, assim ele poderá reclamar diretamente”, orienta Boucault.
Já no caso das empresas que não possuem representação, o especialista informa o consumidor a entrar em contato diretamente com o fabricante.