Golpe no WhatsApp faz vítimas entre torcedores de grandes times

Golpe já fez mais de 2 milhões de brasileiros

Mais de dois milhões de brasileiros já caíram em um novo golpe disseminado pelo aplicativo de mensagens eletrônicas WhatsApp. Segundo um relatório divulgado pela empresa de segurança PSafe, o golpe oferece ao usuário a instalação de tema visual inspirado em times de futebol como Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Sport e Santa Cruz.

De acordo com matéria do site TechTudo, o esquema consiste no recebimento de mensagens, enviadas em chats com amigos ou em grupos, convidando o usuário a clicar em uma suposta promoção para personalizar o aplicativo com o visual do time preferido.

O criador do golpe, que em tese funciona nas versões do app para Android, iPhone e Windows Phone,  usa links com endereço iniciado em goo.gl, um encurtador oferecido pelo Google. Ao clicar no link, a vítima é levada a uma página que pede para encaminhar o suposto serviço a oito amigos ou dez grupos de WhatsApp.

De acordo com a Psafe, o internauta também é induzido a preencher um formulário com informações pessoais e número de telefone, o que pode resultar na assinatura – mesmo sem querer – em serviços premium, como aqueles para recebimento de dicas de música, por exemplo.

  • Leia mais: