Jogo de realidade aumentada ensina crianças a gerir um negócio
Jogo ensina crianças a empreender e lidar com finanças de forma lúdica
É ideal que educação financeira seja aprendida desde cedo. Uma boa ferramenta para isso são os jogos. Assim os pequenos aprendem de forma lúdica a como se relacionar com o dinheiro, entre outras habilidades e tornam-se adultos mais preparados.
Para instigar o talento de jovens para o empreendedorismo, a empresa Osmo criou um aplicativo de realidade aumentada chamado Pizza Co. No game, a criança tem a missão de administrar uma pizzaria, montando as pizzas e definindo o valor de cada uma delas.
- Sintomas de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão
- Como combater a diabetes com 5 legumes ricos em fibras e nutrientes
- Evite estes alimentos e reduza o risco de diabetes no futuro
- Confira 5 dicas de viagem para Trancoso sem gastar uma fortuna
A ideia é, por meio da brincadeira, passar noções básicas de gestão de negócios e matemática para os pequenos. A indicação é para crianças de 7 a 12 anos.
Além do aplicativo rodado no iPad, o jogo é formado por um kit com várias peças: que consistem nos ingredientes da pizza e no dinheiro. Depois de colocar a pizza de papelão na frente da câmera do iPad e selecionar um nível de dificuldade, o jogador está oficialmente aberto para os negócios.
Tudo funciona assim: o usuário recebe um capital fictício e faz toda transação necessária em um negócio. Ele dá troco para os clientes, compra os ingredientes e investe seu lucro para atualizar a loja, fazer reformas e até adquirir franquias. Toda operação é registrada pela câmera, que é acoplada ao iPad.
Durante a brincadeira, a criançada aprende contas de adição, subtração e fração de forma bem divertida e desafiadora. E ainda precisa lidar com personagens animados que reagem demonstrando satisfação ou descontentamento com o atendimento recebido pelo pequeno empresário.
O jogo, que é pago, pode ser adquirido por US$39. Confira o vídeo abaixo para ver como funciona a brincadeira: