Mochileiros dão dicas para viajar pelo mundo com pouco dinheiro
Com a mente aberta e desapegando um pouco de conforto é possível viajar o mundo gastando pouco
Foi-se o tempo em que viajar para fora do país era difícil. E os mochileiros estão aí para provar isso. Em fóruns de viagens, eles trocam dicas e experiências valiosas e mostram que é possível, sim, desbravar o mundo gastando pouco.
Um dos espaços na internet que mais reúnem esse tipo de viajante é o fórum Mochileiros.com. Por lá, há uma troca de informações constante. Gente que vive com os dois pés na estrada compartilha roteiros, histórias e indicações.
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
Separamos algumas dicas do mochileiro Sandman, do Fórum Mochileiros.com. Só é necessário desapegar do luxo. Confira e vem economizar:
Viajar como um Air-Courier
Ainda hoje existem empresas que pagam quase o valor total do ticket aéreo para que você faça o transporte de encomendas para eles. Você basicamente tem apenas que encontrar algum membro da empresa no aeroporto de saída, receber a encomenda e entregá-la no aeroporto de chegada.
As desvantagens são que você não é avisado com antecedência e nem pode despachar nenhuma bagagem (a bagagem fica com a empresa). Ou seja, você tem que viajar apenas com a bagagem de mão.
Existem várias discussões on-line sobre Courier, mas o fato é que antigamente era muito mais fácil viajar dessa maneira. Hoje em dia é difícil de encontrar empresas dispostas a oferecer um bom desconto no valor do ticket.
Andar de carona
Uma das maneiras mais fáceis é usar as plataformas de caronas, como o Liftshare. Com esses serviços, os participantes podem dividir gastos como gasolina e, assim, economizar.
Como economizar na hospedagem
Uma das maneiras mais fáceis é usar os serviços das plataformas colaborativas de hospedagem como o Couchsurfing, que é de graça e o Wordpackers, que troca acomodação por trabalho voluntário.
Ser tripulante de uma embarcação
Existem sites onde donos de embarcações pedem tripulação para fazer uma determinada viagem. Dependendo do tamanho da viagem você é pago ou não por isso, mas em todos os casos, é oferecida comida e acomodação. É também a oportunidade de se navegar de graça por diversos lugares.
Alguns sites:
http://www.floatplan.com
http://www.findacrew.net
O que é necessário:
– Dinheiro para um investimento inicial (passagens aéreas, visto, aéreas, seguro-saúde, etc) e para emergências.
– Muita coragem e mente aberta
– Não é necessário, mas é bom que se saiba outras línguas, pelo menos o inglês
– Muita pesquisa