Mostra de Cinema com crianças: filmes com classificação livre

27/10/2016 16:29

Até o dia 2 de novembro, a capital paulista estará tomada de alternativas fantásticas de filmes, por conta da 40ª Mostra Internacional de Cinema. E se engana quem pensar que o passeio é só para os adultos. Na programação dos CEUs (Centro Educacional Unificado), há diversas opções com classificação livre para incluir também as crianças e os jovens.

Ao todo, são 15 CEUs que recebem a programação, e todos têm entrada Catraca Livre e indicação etária livre. A proposta do evento é descentralizar as exibições, expandindo as sessões para outras regiões para além do centro da cidade. Todos os filmes escolhidos para os CEUs terão classificação indicativa livre, com o objetivo de atrair novas platéias e promover formação de público nas periferias. As salas que participam do evento são as seguintes: Spcine Aricanduva, Spcine Butantã, Spcine Caminho do Mar, Spcine Feitiço da Vila, Spcine Jaçanã, Spcine Jambeiro, Spcine Meninos, Spcine Parque Veredas, Spcine Paz, Spcine Perus, Spcine Quinta do Sol, Spcine São Rafael, Spcine Três Lagos, Spcine Vila Atlântica, Spcine Vila do Sol.

E, para as mães e pais que se interessam pelo tema da infância, diversos filmes da programação abordam a questão, ou colocando crianças como protagonistas ou exibindo diversas situações de infâncias em conflito. Confira algumas dicas de filmes com classificação livre:

Blanka 

Sinopse: Blanka, de 11 anos, sobrevive sozinha em Manila pedindo dinheiro e furtando turistas. Ela tem o sonho de comprar uma mãe, mas para isso precisa fazer inúmeros esforços para conseguir a quantia suficiente. A oportunidade surge quando a garota conhece Peter, um homem de 55 anos, cego e músico de rua, que ensina Blanka a cantar.

Clique aqui para consultar os dias e horários das sessões.

A pequena Blanka tem sua vida transformada quando conhece um morador de rua que a ensina a cantar.
A pequena Blanka tem sua vida transformada quando conhece um morador de rua que a ensina a cantar.

A Família 

Sinopse: Liu e Deng têm 70 anos, estão casados por quase meio século e vivem em uma pequena cidade do interior da China. A família do casal é uma típica família comum chinesa. A filha mais velha, Liquin, divorciada e com um filho adolescente, mora com eles. Xiaomin, a do meio, e Xujun, o caçula, residem em cidades distantes, casados e com suas próprias famílias. Como os filhos são muito ocupados para visitar os pais, Liu e Deng decidem fazer uma longa viagem para encontrá-los. Nessa jornada, os dois vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter a família unida, apesar da distância.

Clique aqui para consultar os dias e horários das sessões.

Teremos infância

Sinopse: Arnulfo Silva, ex-menor abandonado, relata as mazelas de sua infância, período em que foi vítima de todo tipo de sofrimento e humilhação, e clama por mais atenção às crianças de rua.

Clique aqui para consultar os dias e horários das sessões.

O filme "Teremos Infância" faz uma defesa pela infância, ao abordar o modo como esse período da vida é negligenciado na sociedade.
O filme “Teremos Infância” faz uma defesa pela infância, ao abordar o modo como esse período da vida é negligenciado na sociedade.

Um dia perfeito para voar

Sinopse: Em um lugar solitário perto do mar, um menino brinca com uma pipa feita por seu pai. Está ventando e ela fica presa na vegetação. O garoto precisa da ajuda de um adulto para mantê-la no ar. Juntos, perdidos no meio da natureza, eles começam a narrar uma história com uma profusão de episódios. Um conto de um gigante que está sempre com fome, cuja voz é feita pelo pai, e com quem o jovem tem uma longa conversa.

Clique aqui para consultar os dias e horários das sessões

Para acessar a programação completa, clique aqui e filtre pelo local ou data de preferência.

O filme espanhol "Um dia perfeito para voar" trata da relação entre pai e filho.
O filme espanhol “Um dia perfeito para voar” trata da relação entre pai e filho.

Minha fuga

Sinopse: O documentário acompanha refugiados da Síria, do Afeganistão e da Eritreia arriscando suas vidas em busca de um pouco de liberdade e segurança. As histórias são contadas pelo olhar dos retratados, por meio das lentes dos celulares que os seguem e de entrevistas que narram suas trajetórias.

Clique aqui para consultar os dias e horários das sessões.

O anjo ferido

Quatro contos morais sobre quatro jovens tentando sobreviver em uma aldeia pobre do Cazaquistão: Balapan, uma vítima de bullying que não pretende reagir; Zharas, cujo pai acabou de sair da prisão e que então assume a responsabilidade de sustentar sua família; Zhaba, que trabalha juntando sucatas de metal e procura por um tesouro secreto guardado por um grupo de crianças desajustadas; e Aslan, que teme que seus estudos médicos sejam afetados depois que sua namorada engravida.

Clique aqui para consultar os dias e horários das sessões.