Nova ferramenta facilita e agiliza envio de queixas às empresas

14/12/2015 10:33 / Atualizado em 07/05/2020 01:39

Para agilizar o envio das reclamações de consumo para os fornecedores solucionarem os problemas, a Proteste Associação de Consumidores criou um espaço próprio no site: www.proteste.org.br/reclame. Há possibilidade de envio da queixa diretamente à empresa no espaço oferecido e, inclusive, há opção de deixar o relato visível.

No formulário disponível para reclamar, o consumidor deve digitar o nome da empresa. Se ela já constar no banco de dados, aparecerá automaticamente. Se for uma empresa nova, o consumidor poderá cadastrá-la.

Ao preencher seus dados e os detalhes da reclamação, o consumidor pode optar por manter privado o relato do caso. Na página onde estão expostas as reclamações públicas, é possível detalhar os casos por assuntos e acompanhar as manifestações das empresas. As reclamações são separadas pelos assuntos: água e energia; bens de consumo; educação; lazer; saúde; telecomunicações e serviços postais; transportes e serviços.

Com esta facilidade, o consumidor não tem porque deixar de reclamar quando seus direitos forem desrespeitados. E para o fornecedor é uma oportunidade de resolver a pendência rapidamente e aperfeiçoar o atendimento ao consumidor.