O Zoom, site comparador de preços e produtos, realizou um levantamento dos valores dos itens básicos da lista escolar com o objetivo de mostrar a importância de pesquisar preços de materiais escolares e os benefícios de utilizar a internet para economizar na compra desses produtos. O resultado revela que é possível reduzir os gastos em até 63%.
“É preciso observar as características e marcas que melhor atendem às necessidades e ponderar os desejos dos pequenos pelos artigos que estão na moda ou que apresentam design diferenciado, fatores que podem encarecer ainda mais a lista escolar”, aconselha Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “Outro aspecto importante que deve ser considerado na hora de comprar pela internet é adquirir a maior quantidade possível de itens na mesma loja para que o valor do frete não seja superior à economia feita”, completa.
Os pais também precisam ficar atentos às recomendações do Procon. O órgão de proteção aos consumidores recentemente divulgou esclarecimentos sobre os itens que podem ser solicitados pelas escolas e avisou que produtos de uso coletivo, como os de higiene ou descartáveis, não podem ser pedidos, pois já devem estar inclusos na mensalidade escolar.
Confira o comparativo do Zoom com a soma da compra da lista de itens básicos de materiais escolares com o maior e o menor preço, bem como a variação de valores: