Recém-formado que largou emprego para vender hambúrguer fatura mais de R$ 4 milhões
Aos 24 anos e recém-formado em engenharia em uma universidade estadual do RJ, Rodrigo Malca largou o emprego em uma empresa multinacional francesa para abrir seu próprio negócio. Ele abriu mão do salário de R$ 5.000 para vender hambúrgueres em Resende, no sul do Estado.
Para financiar o negócio, o empreendedor usou R$ 30 mil da sua rescisão e pegou mais R$ 220 mil emprestados. A ousadia deu certo. Ele acredita que a Youburger só foi para frente por conta da implicância dele com algumas das grandes redes de fast food do Brasil.
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“Eu me irritava ao pedir para que tirassem o picles do lanche e ter que esperar uma eternidade por algo feito sob medida”, lembra Malca ao explicar que sua ideia era abrir um fast food onde a liberdade de escolha fosse o diferencial do negócio.
Ao contrário das outras redes de fast food, a Youburger não oferece lanches padronizados. Cada cliente monta sua própria combinação em uma tela touchscreen com 35 ingredientes, além de escolher a bebida, o acompanhamento e a sobremesa. O sistema gera um ticket, que é pago posteriormente.
“O segredo não está do lado de fora. Nosso maior diferencial foi criar um sistema de produção que tornasse isso viável dentro da cozinha. Nesse sentido, o que aprendi na faculdade foi fundamental”, conta o empreendedor, hoje com 27 anos, sobre o projeto baseado na filosofia “feito sob encomenda”. Esse modelo é aplicado sobretudo em empresas automobilísticas que fazem carros sob encomenda.
O modelo de produção enxuto e sob medida traz impactos práticos ao negócio. São quatro funcionários por turno, e oito no total. Nas redes de fast food concorrentes, geralmente esse número é o dobro. Com isso, a Youburger cobra uma valor menor dos clientes por um combo composto por sanduíche, refrigerante e batata frita, por exemplo. “Nossa ticket médio é de cerca de R$ 15, bem menor que os R$ 25 ou R$ 30 dos concorrentes”, compara Malca
Três anos após a inauguração, a Youburger tornou-se uma rede de franquias como 6 unidades, todas no RJ, e faturou R$ 4,8 milhões no ano passado. A meta para 2016 é dobrar o faturamento e alcançar R$ 10 milhões, além de chegar a 20 unidades em operação. A rede chega à cidade de São Paulo e ao interior paulista ainda neste ano.