Saiba como limpar seu nome

14/07/2015 15:26

Se você está com seu nome nos registros das instituições de proteção ao crédito, o SPC, por exemplo, sabe como é desagradável. Para regularizar a sua situação, não existe fórmula mágica. Por isso cuidado se encontrar anúncios na internet prometendo limpar seu nome e cobrando dinheiro pelo serviço. Pode ser golpe!

Há três formas de excluir seu nome do cadastro de devedores. Veja abaixo:

1. Pelo pagamento da dívida

O nome do devedor deve ficar limpo em até 5 dias após pagamento da dívida
O nome do devedor deve ficar limpo em até 5 dias após pagamento da dívida

–  Se você não sabe qual a empresa te negativou, você pode obter essas informações entrando em contato diretamente com o posto de atendimento do serviço de proteção ao crédito. Leve sua carteira de identidade e CPF. Com isso, você conseguirá um demonstrativo de todas as dívidas registradas e deverá procurar a empresa para fazer as devidas negociações.

– Se o problema for um cheque sem fundo, procure a agência bancária na qual você tem conta. Deposite o valor devido. Caso não saiba onde ou para quem deu o cheque, o banco pode te disponibilizar uma cópia microfilmada dele.

Após acertar suas contas, seu nome de ser excluído de forma imediata, no prazo máximo de 5 dias. Se o prazo passar desse tempo, a pessoa tem direito de entrar na justiça pedindo danos morais.

2. Pelo decurso do prazo de 5 anos

É quando o credor perde o direito de cobrar a dívida na justiça, pelo fato de não ter cobrado dentro do prazo previsto na lei, que no caso é de 5 anos.

3. Pela discussão judicial da dívida

Infelizmente, é comum a manutenção ou inclusão do nome do consumidor em cadastros restritivos de crédito por dívidas já quitadas, assim como a inclusão por dívidas que jamais foram feitas pelo consumidor. Neste caso o consumidor deve recorrer à Justiça com os comprovantes de pagamento, ou com boletim de ocorrência policial informando a fraude. Se for deferido o pedido, a Justiça deverá determinar a suspensão do cadastro em órgãos de restrição ao crédito.