Saiba como pagar menos Imposto de Renda sem precisar de contador
Já entregou sua declaração do Imposto de Renda 2016? Fique esperto! O prazo vai até o dia 29 de abril. Se você fizer um planejamento tributário simples, ainda consegue reduzir o imposto devido ou aumentar a restituição, como explica uma matéria publicada no blog “Entenda seu IR”, no Estadão, na segunda-feira.
O texto lista algumas dicas para a hora de preencher a declaração. Se você prestar bastante atenção, não vai nem precisar pagar um contador para conseguir pequenos ganhos. Entre os tópicos onde é possível reduzir o valor devido, ou aumentar a quantia da restituição, estão: pensão alimentícia, imóvel e plano de saúde familiar.
- Demência: como lidar com a mudança de personalidade de um familiar?
- ‘Ainda Estou Aqui’: saiba onde ver o filme em São Paulo pagando mais barato
- Como jogar Gates of Olympus: o jogo do velho do raio
- Saiba quais são os 7 vegetais que ajudam a prevenir doenças crônicas
- Saiba quais despesas podem ser abatidas do Imposto de Renda
- Locais em São Paulo ajudam a fazer a declaração do Imposto de Renda de graça
Plano de saúde familiar
Os contribuintes da mesma família que declaram separadamente podem deduzir o valor correspondente a eles no contrato, cada um em sua declaração. O titular só poderá abater a sua parte do plano. No cenário oposto, quando os dependentes constarem na declaração do titular, poderá ser abatido o valor total do plano de saúde.
Imóvel reformado
O imposto sobre a venda de um imóvel residencial é de 15% do lucro obtido. Por isso, é importante que o contribuinte atualize o valor do bem de acordo com eventuais benfeitorias. Quanto maior for o número de ampliações, menor será o imposto na hora venda. Só não se esqueça de guardar todos os comprovantes por até cinco anos após a venda, pois um fiscal da receita pode averiguar o imóvel.
Vale lembrar que o projeto de reformas maiores deve ser aprovado na prefeitura.
Filho que recebe pensão
Se seu filho recebe pensão, ele pode fazer a declaração separadamente. A decisão de inclui-lo na sua prestação de contas vai depender se os abatimentos compensarão as respectivas informações, pois você deverá informar os bens, as dívidas e os rendimentos dessa segunda pessoa. Com isso, os ganhos tributáveis são somados aos seus, o que pode provocar o aumento do imposto devido.
Em caso de pais divorciados, é indicado fazer a declaração separadamente no caso do valor da pensão alimentícia recebida pelo filho aumentar o imposto devido. Isso também pode ser aplicado para dependentes recém-nascidos, desde que já possuam CPF próprio.