Sites ajudam pessoas que buscam ou oferecem refeições para compartilhar
Depois do compartilhamento de carros, outra área da economia colaborativa que já existe em outro países e está começando a ganhar adeptos no Brasil é a das experiências gastronômicas. Pessoas que buscam companhia para comer, ou que querem receber alguém para jantar em casa e ainda ganhar um dinheiro extra, podem procurar ou oferecer refeições para compartilhar por meio de sites especializados.
O MealSharing é um deles. A plataforma foi criada pelo americano Jay Savsani após uma viagem ao Camboja, em 2011, onde ele ficou encantou por conhecer melhor a cultura do país durante as refeições. O conceito da experiência vai além do compartilhamento de comida, com a possibilidade de conhecer novas pessoas e ter boas histórias para contar.
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Black Friday gastronômica: dá para comer bem pagando menos com as promoções, que chegam a até 50% de desconto
- Worldpackers: uma solução para quem quer viajar o mundo gastando pouco
- Outback presenteia clientes com canecas icônicas e leva escultura de gelo de 3,5 metros de altura para Avenida Paulista
- Veja como economizar trocando serviços pela internet
- Plataforma ajuda usuário a ganhar dinheiro com aluguel de usuários
Para utilizar a ferramenta, não é preciso ser um chef. Qualquer um pode oferecer uma refeição ou comer na casa de um dos anfitriões espalhados por 400 cidades do mundo todo. No Brasil, o serviço está apenas começando com cerca de 90 pessoas que oferecem sua casa para almoço ou jantar.
Já o Dinneer é uma plataforma nacional criada há cinco meses que atraiu 1.200 anfitriões até o momento, como comissárias de bordo, atletas e até ex-participantes do reality show gastronômico Masterchef Brasil (Band). Entre as opções, há diversos pratos da culinária regional de todas as partes do país até pratos feitos. As cidades onde existem mais ofertas são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.