CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

23 dicas de especialistas para estudar inglês sozinho na quarentena

Veja como continuar praticando seu inglês mesmo durante o isolamento!

Por: Redação

A pandemia provocada pelo novo coronavírus forçou empresas e profissionais brasileiros a se adaptar rapidamente a videoconferências, planilhas e ferramentas de gerenciamento, muitas delas com instruções em inglês. Ao mesmo tempo, alunos e professores lutam para coordenarem aulas à distância e há quem necessite dominar fontes e textos também em inglês para viabilizar os estudos na quarentena.

Seja qual o motivo para manter o inglês em dia, professores da SEDA College, escola de intercâmbio e ensino de idiomas da Irlanda, listaram 23 dicas para desenvolver habilidades que também servem a outras línguas demandadas pelo mercado de trabalho e pela cultura de massa (espanhol, francês e italiano, por exemplo).

Entre as dicas, há materiais e plataformas para aprender o idioma, que levam à prática de quatro habilidades necessárias para se comunicar em inglês: fala, escrita, compreensão auditiva e leitura.

Crédito: IStock/Igor AlecsanderDicas para estudar inglês em casa durante a quarentena

Assuma o controle

Você é o protagonista, portanto, aja a favor do seu crescimento pessoal e aprenda inglês. Dê o primeiro passo e comece do básico: organize seu tempo para assistir aulas online. Pelo SEDA College Online, haverá mais de 120 lives gratuitas do nível básico ao nível avançado, disponível até o dia 29 de abril.

Caderno com palavras novas

Extremamente útil para quem está dando seus primeiros passos para aprender inglês, pois aqui você pratica o writing (escrita). Nele, você poderá anotar todas as palavras e expressões que ouvir e suas traduções. Vale também montar frases para lembrar quando e como usá-las.

O conhecimento é o seu tesouro

Tudo que aprendemos pode e deve ser aplicado em nossas vidas. O inglês é o idioma falado em grande parte do mundo. Quem adquire esse conhecimento é capaz de se comunicar em qualquer tipo de situação. Portanto, estude.

Procurar palavras que você gostaria de falar em inglês

Se você gostaria de ser médico, você pode procurar pelas palavras mais usadas no ambiente onde atuaria. Ou caso precise de inglês para aumentar contatos profissionais, é bom aprender como escrever um e-mail o idioma.

Faça pesquisas

A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento. Pesquise por sites, vlogs e blogs de um assunto que seja do seu interesse, mas que esteja sendo abordado em inglês. É uma maneira de tornar o aprendizado mais prazeroso.

Pergunte sempre!

Tem dúvidas sobre pronúncia? Está com dificuldades em gramática? Participe de fóruns online, grupos no WhatsApp e pergunte a quem sabe.

Crédito: IStock/gorodenkoffVeja séries ou filmes com áudio e legendas em inglês

Séries e filmes online

Sabe aquele seriado que você ama? Você pode trocar as legendas de português para inglês e, caso tenha dúvida sobre o que ouviu, pode checar na legenda. É um jeito maravilhoso de passar um fim de semana praticando o listening (compreensão
auditiva). Procure assistir a séries e filmes de países diferentes para se acostumar com os sotaques de um país para o outro.

Procure por inspiração

Aprender por conta própria é um processo árduo, que precisa de incentivo. Uma boa maneira é se inspirar naqueles que conseguiram alcançar o nível que você deseja.

Ouça músicas

Agora você já tem uma desculpa para aumentar o volume e ninguém pode reclamar! Faça uma playlist com suas músicas preferidas, vale fazer de vários estilos musicais. Uma dica boa é sempre procurar as letras para cantar junto.

Redes sociais em inglês

Passa horas conversando pelo WhatsApp? Adorar ver as novidades no Instagram? E quem consegue passar só 30 minutos no Pinterest? Ninguém! As redes sociais podem contribuir para a fluência em inglês. Afinal, elas já estão inundadas de termos em inglês, textos e abreviações. São todos elementos que ajudam na hora de escrever in english.

Celular em inglês

Você sabia que nós acessamos nosso telefone celular mais de cem vezes por dia? Agora Imagine o seu celular todo em inglês. Trocando o idioma do seu aparelho para inglês, você vai aprender inúmeras palavras novas, expressões e muito mais.
Está esperando o quê? Quanto mais contato com inglês, mais rápido você vai aprender.

Conte com os amigos

Todo mundo tem aquele amigo que sabe um pouco de tudo. Aproveite a companhia (virtual) e inicie uma conversa em inglês. Compartilhar conhecimento ajuda na fixação do conteúdo.

Leitura

Sabe quando você quer se expressar e não sabe qual palavra usar? Isso costuma ser falta de vocabulário. E como conseguir vocabulário? Lendo muito! Podem ser revistas, livros (Harry Potter), sites, o que estiver ao seu alcance. Não precisa ser
nada muito complicado, geralmente conteúdos destinados para crianças são ótimos para começar a praticar, pois usam uma linguagem muito fácil de se entender.

TED Talks

São milhares de conferências e palestras inspiradoras, com pessoas incríveis, de diversas áreas de atuação e de todos os lugares do planeta. Você perceberá a diferença entre os sotaques e irá chegar à conclusão de que não há problema em
ter um. A comunicação acontece naturalmente!

Escute podcasts em inglês

Escolha um assunto que interessa e escute o podcast diversas vezes, até entender completamente o conteúdo. Treinar a compreensão é indispensável para desenvolver uma conversação eficaz.

Pensar em inglês

É muito importante montar as frases em inglês, e não traduzi-las do português para o inglês. Em uma conversa normal, fica estranho o tempo pensar em português e depois tentar traduzir. Comece descrevendo o seu dia, as suas atividades, o que você gosta de fazer e arrisque pensar em voz alta.

Fale em inglês sozinho

É importante praticar o speaking (fala). Você pode falar sobre as ações que vai executar ou está executando como, por exemplo, now I’m reading a text (estou lendo um texto agora). São pequenas ações no dia-a-dia que contribuem para você alcançar a proficiência no idioma.

Aprenda no seu ritmo

Uma das maiores vantagens de aulas de inglês online é a possibilidade de pausar o vídeo, voltar e assistir quantas vezes quiser.

Troque conhecimentos

Aprendeu algo novo? Compartilhe com os amigos. A troca é um processo enriquecedor no aprendizado de um novo idioma.

Arrisque-se

Não sabe exatamente como escrever ou pronunciar uma palavra? Está com medo de escrever para um gringo e iniciar uma conversa? Se você não arriscar, não saberá qual sua real capacidade.

Cometa erros

Fale um pouco errado, tenha sotaque. Não há problema algum. Todos têm um pouco e isso não impede a comunicação clara e efetiva.

Tente novamente

Não conseguiu se comunicar como desejava? Comece novamente. Repita as palavras pausadamente até se fazer entender.

Pense no seu futuro com o inglês presente

O conhecimento em inglês faz com que o estudante tenha novas perspectivas e trace novos planos. Um emprego melhor, fazer uma viagem internacional, um intercâmbio, quando tudo isso passar. Almejar uma nova vida pode ajudar a manter o foco, mesmo diante de adversidades.

Compartilhe:

1
Weintraub ignora apelo de estudantes e mantém a data do Enem em meio à pandemia
Em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes de todo o país têm utilizado as redes sociais para pedir o …
2
9 passos para escrever um roteiro impecável
Escrever roteiro de um filme pode ser uma tarefa desafiadora: exige criatividade, dedicação e persistência para que ideias maturem.Roteiristas profissionais …
3
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
4
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
5
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
6
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
8
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …