5 formas lúdicas de ensinar inglês para as crianças

Crianças antes dos quatro anos de idade têm mais facilidade em aprender coisas novas

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro

Para a geração Z, os chamados nativos digitais, conquistar novos conhecimentos por meio de atividades práticas e divertidas não é apenas uma possibilidade — é uma preferência. Por isso, é muito mais interessante quando a descoberta de uma nova língua acontece com contexto e interação. Sendo assim, aprender inglês brincando e com a ajuda de toques lúdicos faz tudo ficar mais fácil.

Pesquisas indicam que, no Brasil, apenas 3% da população são fluentes no inglês. Talvez por essa razão, o conhecimento representa um potencial para alavancar a renda em até 52%.

Crédito: IStock/FatCameraO esporte também é importante para o desenvolvimento da criança

Outro benefício de ensinar inglês logo cedo é que as crianças antes dos quatro anos de idade têm mais facilidade em aprender coisas novas — como mais de uma língua. A informação é comprovada por estudos de instituições internacionalmente renomadas, que mostram como as habilidades linguísticas são gravadas com mais velocidade na primeira infância.

Mas qual a boa notícia? É possível sim aprender inglês brincando!  Confira abaixo uma seleção de 5 dicas simples de serem colocadas em prática para auxiliar nesse processo.

1. A música é um dos recursos mais usados

A música é uma das maneiras mais procuradas pelos pais e professores que querem ensinar inglês de maneira lúdica. Existem muitas opções, que atendem aos mais diversos estilos e fases.

Na primeira infância, a língua inglesa pode ser incorporada por meio de músicas e cantigas divertidas, até mesmo aquelas que estão presentes nos desenhos que as crianças adoram. Nos anos seguintes, é hora de escutar as preferências dos filhos e começar a acompanhar quais cantores ou artistas têm estilos que os interessam e acalmam.

2. Aprender inglês brincando (e vendo filme)

Como falamos, existe outra ótima maneira de aprender inglês brincando. Essa vale também para os adultos que desejam treinar a língua, melhorar o vocabulário ou a capacidade de compreensão. Mas do que se trata? De assistir a filmes (e séries) em inglês.

Nessa hora, vale dispensar as dublagens. Já que a ideia é assimilar a língua inglesa, é necessário um pouco de esforço. Vale lembrar que sair da zona de conforto não é algo impossível para as crianças. É natural dessa fase gostar de desafios.

Então, proponha que, entre os desenhos, filmes ou séries, alguns sejam em inglês. Gradualmente, aumente o volume de exposição da língua inglesa na vida da criança. Mas esse é um exercício que requer a sua participação ativa ou de outro adulto.

3. Os jogos eletrônicos podem atrair a atenção

Todas as atividades podem ser adaptadas para que a criança aprenda inglês. Com o uso da tecnologia não é diferente. Existem vários aplicativos e ferramentas digitais que contribuem para o aprendizado da língua inglesa por meio de brincadeiras.

Ensinar inglês para as crianças com o auxílio da tecnologia faz com que a atividade seja muito mais leve. É preciso lembrar que a fluência depende, também, da prática — e os métodos interativos são os que entregam melhores resultados.

4. Livros também são uma boa ferramenta de ensino

Na hora de comprar livros e incentivar a leitura, aposte em alguns que sejam em inglês. Não é necessário fazer alarde ou destacar a diferença entre uns e outros. Pense que a criança pode e deve descobrir por meio da curiosidade que algumas palavras são diferentes das outras.

Os livros são poderosas ferramentas. Os mais básicos, apenas com indicações, imagens e seus respectivos nomes, são ótimos para o aprendizado inicial. É assim que a criança conhece suas primeiras palavras ou mesmo treina aquelas que ela já está explorando com ajuda da escola (se a sua opção for pelo ensino bilíngue).

5. Esportes e competições também

Tanto a prática de esportes, quanto o acompanhamento de competições, agregam muitos benefícios para o desenvolvimento da criança. Pontos como disciplina, determinação e foco são ensinados através desses recursos. Outra vantagem é o compartilhamento da importância de uma vida saudável, seja para a saúde física, seja para a mental.

Uma forma lúdica de fazer com que a criança aprenda inglês brincando é por meio do esporte. Uma boa dica é estimular que seus filhos tenham ídolos internacionais. Para isso, mostre competições e partidas de modalidades variadas. A ideia é aproveitar esse interesse para fazer com que a criança queira acompanhar jogos que vão além das disputas e dos campeonatos nacionais.

Quer aprender mais? Continue lendo no blog Novos Alunos.

1
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
2
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
3
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
4
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
5
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
7
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …
8
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …