5 razões que mostram a importância da escola na infância
A primeira infância pode ser definida como o período que vai desde a gestação até, aproximadamente, os seis anos de idade.
É muito comum que os pais, principalmente os de primeira viagem, fiquem na dúvida sobre qual o momento ideal para colocar a criança na escola. Além disso, muitos se perguntam se, existe um motivo real para que os pequenos entrem na escola desde a mais tenra idade. Será que, de fato é importante colocá-los na escola na primeira infância? De acordo com o artigo do site Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), a resposta para essa pergunta é: sim.
Mais importante do que saber a hora ideal de colocar as crianças na escola é entender a importância que ela tem nessa etapa da vida dos pequenos. Explicando de forma sucinta, a primeira infância pode ser definida como o período que vai desde a gestação até, aproximadamente, os seis anos de idade.
Muita gente acredita que a criança é incapaz de entender o que acontece nesse período, ou que não vai se lembrar dos acontecimentos da primeira infância quando envelhecer. Mas, os especialistas defendem que as experiências dessa fase exercem muita influência sobre o desenvolvimento do indivíduo.
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- TOD: entenda como o Transtorno Opositivo Desafiador manifesta-se na escola
- TDAH em adultos: um guia sobre sinais, diagnóstico e tratamentos
O que significa que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento da criança na primeira infância, maiores serão as chances dela alcançar seu pleno potencial no decorrer da vida. É nesse momento que a escola entra como agente capaz de oferecer condições que motivem esse desenvolvimento. Conheça algumas razões pelas quais é importante colocar a criança na escola na primeira infância:
1) Socialização
Ao frequentar a escola na primeira infância, a criança vai conhecer novos coleguinhas, aprender a se comunicar com eles, compartilhar seus brinquedos, pedir o auxílio do professor quando for necessário, entre outras situações. Apesar de parecem simples, em oportunidades como essas a criança poderá desenvolver suas habilidades sociais que vão fazer toda a diferença no futuro.
2) Tolerância
Quando a criança tem contato apenas com a família ou seu círculo social mais próximo, ela não encontra diversidade em seu dia a dia. Ao frequentar a escola na primeira infância ela terá contato com pessoas de etnias, credos e gêneros diferentes. Isso a ajudará a expandir sua percepção do que é o ser humano. Vai contribuir com que ela aprenda a ser tolerante para saber lidar com a diversidade. Características importante para construção de uma sociedade mais pacífica e inclusiva.