Últimas notícias:

Loading...

7 motivos para aprender xadrez e desenvolver sua mente

Por: Redação

A história deste jogo vem lá século III a.C, sendo disseminado a partir do século VI e se consolidado como passatempo preferido de reis e brâmanes indianos, generais chineses e imperadores persas. Foi por volta de 1250 que o jogo se popularizou como uma metáfora para o ensino da ética e da moral.

Também os antigos soviéticos incentivaram o ensino do xadrez para as grandes massas como forma de estimular o treinamento da mente. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), mostra como o jogo é fundamental para o desenvolvimento da mente, além de outros bons motivos para aprender xadrez de vez.

Crédito: Getty Images/iStockphotoOs benefício de aprender a jogar xadrez

1. Aprender xadrez é fácil

Apesar dos adultos terem muitos bloqueios quanto ao aprendizado, é preciso lembrar de que as crianças são sempre muito receptivas à descoberta e ao conhecimento do novo. Além disso, as regras do xadrez são fixas e relativamente simples. Ou seja, existem normas de movimentação de cada tipo de peça e para algumas movimentações especiais, como o roque, a tomada en passant e a promoção de um peão.

2. As regras exercitam a mente

O xadrez é um jogo de lógica, baseado nas possibilidades de movimentação de cada uma das peças dispostas no tabuleiro. Diferentemente do jogo de damas, que é mais dinâmico, a necessidade de analisar as possíveis movimentações das diferentes peças faz com que a pessoa force sua própria mente na busca por jogadas que a farão atingir o objetivo, que é o xeque-mate no rei adversário.

3. O jogo estimula a paciência

Por ser um jogo que exige a análise de diversas possibilidades de movimentação e inúmeras outras de desdobramento de suas jogadas, o jogador tende a exercitar cada vez mais a paciência e a reduzir o estresse. Isso é só possível justamente por precisar de mais tempo para tomar suas próprias decisões.

Confira o artigo completo no site Novos Alunos.

Compartilhe:

Tags: #Trabalho