Últimas notícias:

Loading...

7 desenhos e programas que estimulam a criatividade infantil

Por: Redação

O papel de conteúdos televisivos na educação infantil é bastante polêmico. De acordo com o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), em um mundo globalizado, que exige dos pais uma forma cada vez mais dinâmica com o tempo, é inevitável que a televisão seja uma alternativa para lidar com as crianças em certos momentos.

No entanto, essa interação pode ser produtiva e contribuir para o desenvolvimento de muitos aspectos da criança, dentre eles, o estímulo da mente e da criatividade infantil. Para que isso seja efetivo, basta fazer as escolhas certas diante das inúmeras programações acessíveis atualmente.

Confira algumas dicas de desenhos e programas que incentivam habilidades intelectuais e desenvolve a criatividade:

1. Dora, a Aventureira

Reprodução
Dora, a Aventureira trabalha o aspecto bilíngue da criança

A animação pode ser caracterizada como “global” por duas razões: trabalha o aspecto bilíngue da criança e tem suas aventuras construídas acerca de aspectos geográficos atuais. É transmitida em mais de 100 países e o seu sucesso não é por acaso, pois seus episódios são estruturados envolvendo diálogos com o expectador, incentivando a sua interação com os desafios apresentados aos personagens do desenho e o aprendizado de palavras em língua estrangeira.

2. Go, Diego, Go!

Reprodução
A animação traz aventuras pelo universo da natureza

Parente de Dora, contando, inclusive, com a presença da personagem em alguns de seus episódios, Diego tem o diferencial de seguir suas aventuras pelo universo da natureza, com foco em animais. O desenho segue a mesma estrutura de Dora e apresenta as mesmas potencialidades para o desenvolvimento da criatividade infantil, apenas, ampliando o contexto do primeiro e inclinando-o para a área da ecologia.

3. Garota Supersábia

Reprodução
A heroína da língua portuguesa

Para compor o combo de desenhos que trabalham com a linguagem, estimulando esse aspecto essencial do desenvolvimento humano, temos a Garota Supersábia: a heroína da língua portuguesa. O desenho é bastante lúdico, apresentando uma personagem latina, Rita Bastos, que combate vilões com nomes bastante icônicos – como “Dona Redundância” – dando-lhes lições de língua portuguesa.

4. Show da Luna

Reprodução
Desenho explora a curiosidade científica e o raciocínio

O desenho protagonizado por Luna explora, a partir da personagem, a curiosidade científica e os aspectos metodológicos básicos desse raciocínio, composto por observação, experimentação e elaboração de hipóteses. Além disso, o envolvimento recorrente do irmão de Luna, Júpiter, nos interesses da personagem, estimula também a aproximação da relação entre irmãos e parentes.

Compartilhe:

Tags: #Trabalho