7 pontos que definem o sucesso na hora de aprender novos idiomas

Por: Redação | Comunicar erro

Já reparou como, tanto nos cursinhos como nas escolas, há pessoas que parecem aprender um novo idioma sem qualquer dificuldade, enquanto outras tropeçam a cada lição? Quais são os fatores que motivam um aluno, garantindo seu sucesso na aquisição e no domínio de uma nova forma de se comunicar?

Pensando nisso, o blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), destacou alguns pontos que influenciam positivamente a jornada da aprendizagem de idiomas. No entanto, é bem verdade que cada pessoa possui predisposições e travas que facilitam determinadas atividades e dificultam outras.

Ficou curioso? Confira abaixo:

1. A língua materna e sua influência

Antes de se aventurar na aprendizagem de um novo idioma, é preciso conhecer uma teoria do campo da linguística: nossa língua materna, aquela que aprendemos quando crianças e crescemos falando, molda a maneira como enxergamos o mundo.

Quando você se dispõe a aprender um segundo idioma, não memoriza apenas novos vocábulos, mas aprende a pensar e a organizar informações de uma maneira completamente distinta da que está acostumado.

Em francês, por exemplo, a palavra carro é feminina. Em inglês, os substantivos não possuem gênero. No Kanji, um dos três sistemas de escrita japonesa, os ideogramas (símbolos escritos) não equivalem a sons e fonemas como em nosso alfabeto, mas sim a ideias e significados.

2. A facilidade da aquisição linguística na infância

Crianças realmente têm maior facilidade para aprender outros idiomas além do materno. O que acontece é que a percepção de mundo de uma criança ainda não está totalmente solidificada e tem maior liberdade para experimentar novas expressões, palavras e sons, o que facilita bastante o processo.

3. A mágica da motivação

Tenha sempre em mente que a motivação é um fator interno, pessoal. E por mais que a escola, a metodologia, o tempo, a pressão social e diversos outros motivos sejam estímulos externos que também desempenham um papel importante, se não há motivação alavancando o ímpeto de fazer um esforço intelectual, a mágica da aprendizagem dificilmente acontece.

Continue lendo o artigo no blog Novos Alunos.

Compartilhe:

Tags: #Idiomas
1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.