Animação emocionante reflete: ‘para que educamos as crianças’?

16/01/2017 13:19

“Se a um ser humano dizemos que a única coisa que importa de tudo o que está fazendo agora é preparar-se para continuar vivendo, estamos falando a um escravo, e não a ser humano”.

A fala acima é da psicóloga argentina Silvia Bleichmar. Em entrevista ao Toda Criança Aprender, ela levanta uma questão urgente quando o assunto é educação infantil e sociedade: por que (e, principalmente, para que, educamos as nossas crianças?

É justamente sobre essa questão que se debruça uma animação encantadora, produzida por Daniel Martínez e Rafa Cano Méndez. O filme “Alike” (“Igual”) consegue, em menos de dez minutos, fazer uma reflexão profunda sobre os papéis sociais que transmitimos para uma criança, e como os valores de vida que comunicamos em nossas atitudes refletem no modo como as crianças percebem seu papel no mundo.

O filme questiona a lógica do mundo moderno, que valoriza o trabalho e o dinheiro acima de todas as coisas.
O filme questiona a lógica do mundo moderno, que valoriza o trabalho e o dinheiro acima de todas as coisas.

Na história, o personagem Copi é um pai trabalhador e engajado, que se preocupa em ensinar o caminho certo para seu filho. Porém, a rotina atribulada não lhe deixa para refletir por que faz isso, e mais importante, para que faz isso. Ele só cumpre horários, executa tarefas e ensina o filho a repetir este comportamento.

O desenrolar dos acontecimentos mostra como, muitas vezes, copiamos os padrões que nos ensinaram, sem parar para refletir qual o sentido daquilo. Afinal, ‘certo’ e ‘errado’ são valores social e historicamente construídos, e mais importante do que introjetá-los em nossas vidas, é refletir sobre o que funciona para cada indivíduo e cada família.

Por sua sensibilidade e linguagem poética e delicada, o vídeo pode ser utilizado em sala de aula, por educadores que queiram propor uma discussão sobre sociedade, cultura, economia, valores familiares, padrões comportamentais e relações interpessoais. Assista:

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