Aprenda a criar ambiente de estudos em casa
Ter um espaço dedicado a tarefas específicas é uma forma de melhorar os resultados e obter mais conforto e praticidade
Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, nossa casa teve que se transformar em local de trabalho, em escola… Por isso, para que as atividades sejam realizadas adequadamente, a organização é fundamental. Com as escolhas adequadas, criar um ambiente de estudos em casa fica mais fácil.
Pensando nisso, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu dicas essenciais para criar o ambiente ideal em casa e reduzir os efeitos negativos da bagunça, como a perda de concentração. Veja:
Escolha o local ideal
Para que o espaço de estudos seja realmente adequado e traga bons resultados, é preciso encontrar o lugar correto da casa. Isso significa que estudar na mesa de jantar ou em um canto da cozinha não é a melhor alternativa. Afinal, são locais usados para outras atividades, e a solução é apenas provisória.
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
O indicado, portanto, é separar uma área que seja exclusiva, para que o momento dos estudos ocorra diariamente. É importante que a área não seja muito movimentada ou barulhenta. Um cômodo de passagem ou social, como a sala de estar, gera estímulos demais, que se transformam em distração
Se houver um cômodo vazio, considere transformá-lo em um espaço dedicado ao estudo. Se não for possível, o quarto do seu filho pode ser adaptado para receber uma área destinada ao aprendizado.
Deixe o lugar atrativo e confortável
Depois de encontrar o ponto ideal para criar o ambiente de estudos em casa, é necessário pensar no conforto e no visual. Em relação ao primeiro critério, o cômodo não pode ser muito quente e nem muito frio. Por isso, a preocupação com a climatização é indispensável para que o local tenha as características certas.
Também é preciso ter atenção com a iluminação. Para evitar que o local fique muito escuro, priorize a iluminação natural e tenha elementos de apoio, como uma luminária. Ao mesmo tempo, tenha cuidado para a luz não ser intensa demais e causar problemas, como incômodos de visão e dores de cabeça.
Em relação à decoração, é interessante apostar em uma proposta lúdica e divertida, sem perder o aspecto educacional. Vale usar as cores favoritas do seu filho ou mesmo dar um toque com seus personagens favoritos. Contudo, é preciso ter cuidado para que fique claro que o local é de estudo e aprendizado.
Opte por móveis adequados
Por falar na decoração e arrumação do espaço, é indispensável ter atenção em relação aos móveis. Mais que bonitos, eles devem ser funcionais, confortáveis e indicados para a idade do seu filho. Afinal, uma cadeira para uma criança menor deve ter uma altura adaptada para que ela seja capaz de alcançar a mesa, por exemplo.
O posicionamento também deve pensar na autonomia, especialmente para crianças menores. Itens como livros ou caixa de materiais, mesmo suspensos, devem estar ao alcance da criança.
No geral, o conjunto fundamental envolve uma mesa de estudos com espaço suficiente e uma cadeira. Para complementar a configuração, é possível contar com gaveteiros, com uma estante e/ou com prateleiras e nichos.
Em relação à aparência, há como escolher peças infantis e lúdicas ou com um toque versátil, capazes de se adaptar às mudanças de idade e de interesses. O importante é considerar com cuidado os elementos que estarão presentes.
Quer mais dicas criar um ambiente de estudos em casa? Acesse o site Novos Alunos.
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook e no canal do Youtube.