Organização é essencial para você se dar bem nos estudos

Para combater a ansiedade e o nervosismo às vésperas dos exames, deixe tudo organizado

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

Medo de esquecer documentos, de chegar com atraso ou de dar um branco na hora da prova acompanham muitos estudantes que se preparam para o Enem e vestibulares. Organização é uma das formas mais eficientes para evitar esses problemas.

Novos Alunos, blog do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), dá algumas dicas para deixar tudo organizado e gerenciar o tempo. Abaixo, veja algumas dicas para evitar o “apagão” quando está sob pressão e mandar bem em qualquer prova.

Crédito: Tatiana Syrikova/PexelsTenha como uma prioridade pesquisar bem sobre o formato dos exames

Conheça a prova antes

Um dos maiores motivos para ficar nervoso antes de uma prova é não saber o que esperar dela, tanto em termos de organização das questões, quanto em nível de dificuldade e critérios de correção. Mas o contrário também ocorre: saber onde você está pisando contribui para o bom desempenho.

Portanto, tenha como uma prioridade pesquisar bem sobre o formato dos exames que vai prestar, baixar edições anteriores da prova e realizar simulados com questões passadas. Assim, você já vai para o vestibular se sentindo em casa.

Prepare-se mentalmente para o grande dia

Quando o grande dia estiver se aproximando, comece uma preparação mental para a sua aprovação. Cole post-its no espelho com frases de motivação, leia mais sobre a profissão desejada para ter aquele ânimo de novo e repita diariamente que você é capaz de passar no exame, pois estudou o suficiente.

Organize-se com antecedência

Para conseguir sua tão sonhada aprovação, as dicas de como fazer uma boa prova não se restringem ao momento de resolver as questões. Você também precisa se preocupar com algo que parece irrelevante, mas que, quando em falta, pode eliminar um candidato: chegar na hora e com os documentos necessários.

Quer mais dicas? Além dos conselhos acima, o site Novos Alunos tem mais seis à sua espera.