As vantagens de utilizar a tecnologia na sala de aula
Em outubro de 2017, foi aprovada uma lei que libera o uso do celular em escolas estaduais de São Paulo. Tal ação reflete como a tecnologia está presente na vida dos alunos e pode ser utilizada também para o aprendizado na sala de aula. O blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu uma série de vantagens dos aparatos tecnológicos na educação. Confira:
1. Melhora a interpretação das informações
Usar a tecnologia na sala de aula, a favor da aprendizagem aguça a percepção das crianças. Com um equipamento de realidade virtual, por exemplo, o encanto por determinada matéria pode ser amplificado e o aprendizado mais facilmente consolidado.
2. Deixa a aula mais dinâmica e atraente
Por muitas vezes estarem acostumadas à utilização de aparatos tecnológicos desde a mais tenra idade, as crianças não se sentem tão estimuladas com aulas exclusivamente expositivas. Quando estão diante a dispositivos tecnológicos, é como se uma mágica acontecesse e a atenção de todos eles costuma se voltar para o aprendizado.
3. Estimula o autodidatismo
As escolas podem utilizar a internet como uma fonte rica de informação constante na potencialização do ensino. Um exemplo disso é a apresentação de canais de vídeo ou perfis de personalidades do ensino, além de estimular a busca constante por informações.
4. Reduz a evasão escolar
Quando a instituição de ensino oferece salas de aulas atrativas e conteúdos envolventes, respaldada em professores com qualidade, fica fácil de imaginar porque a evasão escolar é reduzida. Desenvolvendo o gosto pelo aprendizado nos alunos, certamente eles não terão preguiça para ir à escola ou se preparar para os trabalhos e provas.
5. Inclui os diferentes tipos de alunos
A tecnologia é um fator com enorme capacidade de abrangência. É possível utilizá-la, por exemplo, na inclusão de alunos com necessidades especiais. As telas de computadores ou tablet são facilmente adaptadas para as crianças com alguma acuidade visual e os equipamentos chamados de periféricos, como o mouse, podem ter design especial para facilitar a educação de crianças com limitações motoras.