Boa noite de sono ajuda na aprendizagem
O ideal é estimular o sono desde a infância
O hábito de dormir bem está relacionado com a prevenção de doenças, com melhora do humor e do bem-estar mental e com a capacidade de aprendizagem. Por isso, ter uma boa noite de sono é essencial para desenvolvimento cognitivo e deve ser estimulado desde a infância.
Pensando na educação como parte fundamental do crescimento, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), apresenta a relação entre sono e aprendizagem e reúne algumas dicas para cultivar o costume do repouso em meio à rotina.
Qual é a importância do sono para a aprendizagem?
Ter uma boa noite de sono é fundamental em todas as fases da vida. Durante a infância, em que existe um desenvolvimento intenso da mente e do corpo, isso se faz ainda mais importante.
- Fazer exercícios à noite atrapalha o sono? Veja a opinião de especialistas
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- A delicada relação entre sono e TDAH pode piorar os sintomas do transtorno
- Menopausa: sintomas e cuidados para melhorar a rotina
Ao dormir bem durante a noite, as informações e as experiências vividas durante o dia são absorvidas, sendo fixadas e se transformando em conhecimento a ser usado ao longo da vida. Durante esse período, o sono consolida a memória e auxilia no desenvolvimento infantil, tanto físico, como mental.
Portanto, é essencial que o grau de luminosidade do quarto propicie uma sensação de bem-estar e conforto, para que se possa descansar tranquilamente. Além disso, quando a criança dorme, ocorrem as liberações de:
· cortisol, substância ligada ao estresse e que regula os níveis de glicose no sangue;
· leptina, o hormônio que controla a sensação de saciedade;
· hormônio do crescimento (GH).
A escola é o local em que os sintomas da falta de sono são mais percebidos. Os pequenos começam a dar sinais de queda no desempenho e rendimento escolar, além de dificuldade de concentração, comprometimento da criatividade, inquietude e irritabilidade.
Se uma criança não dorme adequadamente, sua memória de curto prazo não é processada adequadamente e não transforma em conhecimento aquilo que foi aprendido.
Agora que você já conhece a relação entre sono e aprendizagem, lembre-se de ajudar o seu filho a dormir melhor. Por isso, prepare o quarto, evite ruídos excessivos, estabeleça uma rotina e limite as brincadeiras à noite. Assim, os pequenos poderão se desenvolver mais e terão um rendimento melhor na escola.
Quer saber mais sobre a relação entre sono e aprendizagem? Acesse o blog Novos Alunos.